Comissão debate a reforma nas estradas vicinais para escoar produção — Rádio Senado

Comissão debate a reforma nas estradas vicinais para escoar produção

LOC: REFORMA NAS ESTRADAS VICINAIS PARA ESCOAR A PRODUÇÃO E ACOMPANHAMENTO TÉCNICO PARA A MELHOR UTILIZAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS.
 
LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO NESTA SEXTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO. O REPÓRTER NILO BAIRROS TRAZ OS DETALHES: 

(Repórter) De acordo com o Ministério do Planejamento, existem 152 ações, dentro do PAC de máquinas e equipamentos, para dotar municípios de tratores, patrols e outras máquinas para melhorar as estradas vicinais e, com isso, reduzir o custo do frete entre o campo e a cidade. É que 78% dessas estradas são de responsabilidade das prefeituras e, pela falta de dinheiro nos cofres municipais, mais de 90% não são pavimentadas. A precariedade tem um preço, que é pago pelos produtores, como explicou o representante da Organização das Cooperativas do Brasil, OCB, Gustavo Beduschi, que deu o exemplo do leite.
 
(Gustavo Beluschi) O custo do frete da propriedade até a indústria é muito relevante. Em condições boas, você vai ter um frete de cinco a sete centavos por litro de leite. Em condições boas. E quanto pior a condição da estrada que está sendo rodada mais vai encarecendo o frete e vai perdendo qualidade, porque demora a chegar o produto. 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, lembrou que muitas dessas máquinas são compradas com dinheiro das emendas parlamentares, e ressaltou o empenho do Ministério do Desenvolvimento Agrário na entrega desses equipamentos.

(Ana Amélia) É na estrada vicinal que começam todos os dilemas dos agricultores. E o programa que o ministério tem desenvolvido, com a distribuição das máquinas para as prefeituras tem sido um avanço já significativo. 

(Repórter) Já o representante do Ministério da Agricultura, Marco Antonio Viana Leite, advertiu que os profissionais que operam as máquinas devem ser treinados para lidar bem com os equipamentos, para evitar danos ambientais. E o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, sugeriu que o governo desenvolva um programa próprio para asfaltar estradas em todo o país.
 
(Acir Gurgacz) Nós já conseguimos colocar na LDO um programa exclusivo para as estradas vicinais, a partir daí nós vamos colocar uma emenda da comissão de agricultura para essa finalidade e também os parlamentares poderão fazê-lo. Nós queremos com esse debate que o governo federal possa fazer um programa para o asfaltamento das estradas vicinais. 

(Repórter) Para auxiliar nessa tarefa, o representante do Instituto CNA, Og Arão Vieira, disse que a Confederação Nacional da Agricultura identificou as microrregiões mais vulneráveis no país e que o órgão está pronto para colaborar com a criação de um programa de reforma dessas vias de escoamento da produção.
06/09/2013, 04h14 - ATUALIZADO EM 06/09/2013, 04h14
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00