Escolas da educação básica serão obrigadas a ter biblioteca — Rádio Senado

Escolas da educação básica serão obrigadas a ter biblioteca

LOC: TODAS AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SERÃO OBRIGADAS A MANTER UMA BIBLIOTECA COM PESSOAL ESPECIALIZADO. 

LOC: A PROPOSTA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NESTA SEMANA E SEGUIU PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: A comissão de educação aprovou o projeto que muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e obriga a instalação de bibliotecas nas escolas publicas e particulares da educação básica. Além do acervo adequado, as escolas deverão contratar bibliotecários para administrar o espaço. A proposta sugere um prazo de três anos para que as instituições de ensino se adaptem à regra. O senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, relator da matéria na Comissão de Educação, destacou a importância do projeto. 

(Cássio Cunha Lima) A biblioteca constitui importante recurso auxiliar para o aprendizado e consolidação do conhecimento acadêmico em geral e ao cabo do exercício da cidadania, alem disso para muitos estudantes das escolas publicas essas bibliotecas configuram um dos poucos meios de contato com a leitura fora do ambiente da sala de aula. 

(Repórter) Para garantir que toda escola tenha um profissional para fazer a gestão da biblioteca, o projeto permite que além dos profissionais formados no curso de biblioteconomia, a função seja exercida por um educador que seja especializado na área. Com a aprovação da comissão de Educação, o projeto que veio da Câmara dos Deputados, segue para a sanção presidencial.
04/09/2013, 01h42 - ATUALIZADO EM 04/09/2013, 01h42
Duração de áudio: 01:14
Ao vivo
00:0000:00