Para Cyro Miranda, CPI da Espionagem não terá resultados práticos — Rádio Senado

Para Cyro Miranda, CPI da Espionagem não terá resultados práticos

LOC: CYRO MIRANDA ACREDITA QUE CPI DA ESPIONAGEM NÃO TERÁ RESULTADOS PRÁTICOS. PARA ELE, BASTA QUE AS COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA CHAMEM OS ENVOLVIDOS E EXIJAM EXPLICAÇÕES. 

LOC: O SENADOR DO PSDB DE GOIÁS FALOU HOJE CEDO AO PROGRAMA CONEXÃO SENADO. REPÓRTER JEFFERSON DALMORO. 

TÉC: O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, avalia como gravíssimo o fato de a presidente Dilma Rousseff ter sido alvo de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos. Ele defende que os envolvidos no caso sejam chamados à Comissão de Relações Exteriores para explicações e um pedido de retratação. Cyro Miranda, que integra a CRE, afirma, no entanto, que é contrário à criação da CPI da Espionagem. 

(Cyro) Se o serviço de inteligência brasileiro não conseguiu detectar, o que vai fazer uma CPI? É bobagem. Isso é pura bobagem. Então eu acho que tem que ser ouvido, chamar, convocar embaixadores e ouvir uma retratação dos Estados Unidos. O mal foi feito, certo? E muito mal feito. 

(REPÓRTER) Para o senador do PSDB goiano, o trabalho das Comissões de Relações Exteriores e de Controle de Atividades de Inteligência será suficiente para este caso que requer, na opinião dele, uma ação dura e a exigência de um pedido de retratação. O parlamentar afirma que a CPI servirá apenas para desviar o foco de outros problemas do país, como a situação econômica e as questões da saúde. Por mais grave que o episódio tenha sido, Cyro Miranda defende que a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, marcada para outubro, não seja cancelada. 

(Cyro 2) E aproveitar bem esse encontro. Porque cancelar? Cancelar parece que é retaliação. Não, não é retaliação. Eu acho que vai ter que se aproveitar e chegar de presidente pra presidente: olha, este fato não foi nos explicado. O senhor precisa mandar nos explicar e precisamos de um pedido de retratação. E acho que até é uma oportunidade de os dois conversarem sobre este assunto. 

(REPÓRTER) Cyro Miranda considera ainda que a ideia de criar um email nacional criptografado para tentar evitar a espionagem de outros países será inócua. Além de não evitar a espionagem, a medida pode ter outro agravante que é o monopólio de uma empresa estatal sobre o assunto, no caso, os Correios.
03/09/2013, 12h21 - ATUALIZADO EM 03/09/2013, 12h21
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00