Congresso pode aprovar nova legislação para internet após espionagem — Rádio Senado

Congresso pode aprovar nova legislação para internet após espionagem

LOC: AS DENÚNCIAS DE ESPIONAGEM DOS ESTADOS UNIDOS CONTRA O BRASIL DEVEM MOTIVAR O CONGRESSO NACIONAL A APROVAR UMA NOVA LEGISLAÇÃO PARA A INTERNET. 

LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA NESTA TERÇA-FEIRA PELOS SENADORES NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM EMPRESÁRIOS E ESPECIALISTAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Téc: Para os senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, as recentes denúncias de espionagem dos Estados Unidos contra autoridades e empresas brasileiras devem mobilizar o Congresso Nacional a aprovar uma nova legislação para a Internet. O assunto foi discutido em audiência pública com empresários e especialistas do setor, que defenderam a necessidade de proteger a privacidade do usuário, sem prejudicar novos investimentos na área de telecomunicações e informática. Os convidados ainda argumentaram que o novo marco civil deve se preocupar em garantir a concorrência entre as empresas e a inclusão digital, além de estimular o ambiente de inovação e a instalação de novos bancos de dados no país. O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, disse que as evidências de que nossas comunicações são monitoradas pelos Estados Unidos mostram que o Brasil está vulnerável e deve reagir.

(Raupp) O Brasil deve tirar ensinamentos desta situação, desta espionagem americana. Tanto o Congresso Nacional quanto o Executivo precisam se movimentar. O que devemos tirar de ensinamento dessa espionagem é que o Brasil deve aperfeiçoar suas leis para que isso não aconteça.

(Repórter) O novo marco da Internet para estabelecer as regras de proteção dos usuários, as condições de infraestrutura e o funcionamento das empresas está em discussão na Câmara desde 2011. Depois de aprovado pelos deputados, o texto deve ser analisado pelo Senado.
03/09/2013, 01h29 - ATUALIZADO EM 03/09/2013, 01h29
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00