CRE aprova novos diplomatas brasileiros para a Rússia e a OMC — Rádio Senado

CRE aprova novos diplomatas brasileiros para a Rússia e a OMC

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU NOVOS DIPLOMATAS BRASILEIROS PARA A RUSSIA E PARA A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO.

LOC: CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

TÉC: Após ser indicado pela presidente Dilma Rousseff, foi confirmado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado o nome do diplomata Marcos Abbott para comandar a representação do Brasil na Organização Mundial do Comércio, em Genebra, na Suíça. O organismo será presidido pelo também brasileiro Roberto Azevedo, a partir do dia primeiro de setembro. Abbott lembrou a importância que tem a OMC para aumentar a inserção brasileira no comércio mundial.

(MARCOS ABBOTT): Para o Brasil, o Gatt e a OMC são fundamentais. Não se trata de uma questão de escolha. A OMC é importante para todos os países do mundo, mas ela é especialmente importante para países como o Brasil, cujo comércio é distribuído de modo equilibrado entre diversas regiões do mundo. Países que tem interesse numa abordagem mais global da questão da regulação do comércio. É do nosso interesse que as regras se façam mais globalmente e menos por blocos geográficos.

(REPÓRTER): Também foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores a indicação do diplomata Antonio Guerreiro como novo embaixador em Moscou, na Rússia. Em relação àquele país, os contatos entre o Brasil e os russos têm crescido muito nos últimos 15 anos. Já existe inclusive uma Comissão de Alto Nível de Cooperação entre os dois Governos, que tem objetivos ambiciosos em termos de integração comercial, como deixou claro o diplomata Antonio Guerreiro.

(ANTONIO GUERREIRO): Ambos os países concordaram em estabelecer uma meta de intercâmbio comercial de 10 bilhões de dólares no comércio bilateral. E não é uma coisa impossível pelo menos na minha opinião, eu espero que seja possível chegar a esta cifra. Em 2012 o Brasil exportou 3 bilhões e 141 milhões de dólares para a Rússia.

(REPÓRTER): As duas indicações precisam agora da aprovação do Plenário do Senado para que os diplomatas possam assumir seus postos.
29/08/2013, 03h14 - ATUALIZADO EM 29/08/2013, 03h14
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00