Renan afirma que votação dos vetos fortalece a democracia — Rádio Senado

Renan afirma que votação dos vetos fortalece a democracia

LOC: A VOTAÇÃO DE VETOS PRESIDENCIAIS SIGNIFICA O FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) A retomada da votação de vetos presidenciais a leis aprovadas pelo Congresso Nacional, com regras claras para que isso aconteça, é um avanço do parlamento brasileiro. A análise é do presidente do Senado, Renan Calheiros. O senador do PMDB de Alagoas alertou, no entanto, que essa análise deve ser cercada de cuidados. 

(Renan Calheiros) “Você apreciar um, veto 30 dias depois é um avanço mas é preciso ter em contrapartida um responsabilidade grande para que a apreciação destes vetos não culmine com a judicialização deles”. 

(Repórter) Renan Calheiros também destacou a preocupação do Congresso Nacional e da Presidência da República com os cofres públicos. 

(Renan Calheiros) “È evidente que a presidente tem preocupação com o critério de apreciação dos vetos. Que aliás é a mesma preocupação que o congresso tem. Nós temos que continuar avançando mas isso não pode deteriorar as contas públicas”. 

(Repórter) Ainda segundo Renan Calheiros, os vetos às leis que tratam da transferência para herdeiros da autorização para trabalhar como taxista e a que acaba com a multa adicional de 10% sobre o saldo do FGTS pago pelas empresas ao governo em casos de demissão sem justa causa só devem ser examinados em setembro.
20/08/2013, 08h23 - ATUALIZADO EM 20/08/2013, 08h23
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00