CE discute modelo para escolha de diretores de escolas públicas — Rádio Senado

CE discute modelo para escolha de diretores de escolas públicas

LOC: O BRASIL PRECISA DEFINIR UM MODELO PARA A ESCOLHA DOS DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS. 

LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO NESTA SEMANA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O modelo de escolha dos diretores de escola do ensino básico foi tema de audiência pública na Comissão de Educação. Enquanto alguns estados adotam a eleição direta, outros usam critérios como indicação, entrevista e certificação. Apenas no Estado de São Paulo a seleção é feita por concurso público. Participaram do debate o secretário de educação do estado de são Paulo, especialistas e autoridades do setor. A diretora de apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Yvelise Arco Verde, explicou que não existe uma lei nacional para regulamentar o assunto. 

(Yvelise ArcoVerde) O diretor é um cargo de nomeação da autoridade governamental. A definição dessa escolha dos diretores da escola não esta definida pro uma lei nacional,o quadro é diverso, e cada ente da federação institui os seus mecanismos para escolha , seleção e nomeação de nossos diretores. 

(REPÓRTER) a senadora Kátia Abreu do PSD do Tocantins, acredita que a falta de critérios mínimos prejudica a qualidade do ensino. 

(Kátia Abreu) Precisa-se de regras claras e o ministério tem obrigação de estabelecer essas regras. E isso não pode ficar vago como está mais de quarenta por cento só na indicação que só Deus sabe como.

(REPÓRTER) Tanto os convidados como os senadores se mostraram favoráveis a que o diretor de escola passe por um período de formação antes de assumir o cargo, como uma especialização em gestão escolar, uma vez que esse tema não faz parte do curso de licenciatura. Para o presidente da comissão, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, e para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, o tema deve ser discutido em mais uma audiência pública. A data da nova reunião ainda não foi definida
16/08/2013, 02h40 - ATUALIZADO EM 16/08/2013, 02h40
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00