Senadoras comemoram os 7 anos da lei e cobram cumprimento da legislação — Rádio Senado

Senadoras comemoram os 7 anos da lei e cobram cumprimento da legislação

LOC: NA COMEMORAÇÃO DOS SETE ANOS DA LEI MARIA DA PENHA, SENADORAS COBRAM CUMPRIMENTO INTEGRAL DA LEGISLAÇÃO. 

LOC: A CPMI DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES APONTOU FALHAS NOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Na cerimônia de posse da deputada Elcione Barbalho, do PMDB do Pará, como Procuradora Especial da Mulher na Câmara, a bancada feminina no Congresso aproveitou para comemorar os sete anos de vigência da lei que pune com rigor os agressores de mulheres. A relatora da CPMI da Violência contra as Mulheres, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, ressaltou os avanços da Lei Maria da Penha. Mas fez um apelo para que as autoridades considerem as sugestões feitas pela CPI para garantir proteção para as vítimas de violência doméstica, como a casa-abrigo e delegacias e varas da Justiça especializadas nesse tipo de atendimento. 

(Ana Rita) Acreditamos que se essas recomendações forem apropriadas pelos governos federal, estaduais e municipais, além dos órgãos de justiça, com certeza, faremos uma mudança significativa no atendimento às mulheres em situação de violência. E a Lei com certeza estará sendo implementada pelo jeito que deve ser. REP: A senadora Vanessa Grazziotin do PC do B do Amazonas declarou que 

(Vanessa Grazziotin) Uma pesquisa recente mostra que 98% dos brasileiros conhecem a Lei Maria da Penha. Mas na comemoração dos 7 anos, temos um grande desafio, que é transformar aquilo que a Lei prevê em ações práticas. A Lei prevê a prevenção do crime, a assistência a quem cometeu a violência, como a quem sofreu a violência e a todas as pessoas que estão ao redor. 

(Repórter) As Procuradorias da Mulher do Senado e da Câmara pediram a criação de uma comissão mista permanente de acompanhamento de casos de violência doméstica contra as mulheres. Os presidentes das duas Casas, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, e deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, deverão instalar o colegiado na próxima semana.
14/08/2013, 09h48 - ATUALIZADO EM 14/08/2013, 09h48
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00