Oposição quer ouvir ex-presidente da BR Distribuidora — Rádio Senado

Oposição quer ouvir ex-presidente da BR Distribuidora

LOC: A OPOSIÇÃO QUER OUVIR O EX-PRESIDENTE DA BR DISTRIBUIDORA SOBRE DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS. 

LOC: A BASE ALIADA AINDA VAI ANALISAR AS ACUSAÇÕES DO ENGENHEIRO PARA DECIDIR SE ELE SERÁ CONVIDADO A TRATAR DO ASSUNTO NUMA COMISSÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, e o vice-líder do partido, senador Álvaro Dias, do Paraná, apresentaram à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e de Fiscalização e Controle um requerimento convidando o ex-presidente da BR Distribuidora, João Henrique, para explicar denúncias sobre corrupção na Petrobras. Em entrevista, o engenheiro revelou que cobrava propina de empresas que assinavam contratos com a Petrobras Internacional. Segundo ele, os recursos foram repassados para o PMDB e PT, o que foi negado pelos dois partidos. Álvaro Dias espera a aprovação do convite para ouvir os esclarecimentos. 

(A.Dias) É preciso que ele venha e esclareça as denúncias que apresentou com detalhes, fazendo referências a operações realizadas pela Petrobras com a participação dele inclusive e o anúncio de repasses de recursos para partidos políticos e a políticos do Congresso, inclusive à campanha presidencial. Portanto, ele tem o dever agora de esclarecer suas denúncias. 

REPÓRTER: O vice-líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, afirmou que a base aliada ainda vai decidir sobre o convite ao ex-diretor da BR Distribuidora. 

(H.Costa) Vamos conhecer a matéria do jornal e obter mais informações sobre quem é essa pessoa. Naturalmente se houver justificativa para que venha aqui falar, creio que terá apoio de todos os senadores esse convite. Duvido muito que ele venha, mas acredito que se poderá fazer esse convite. 

REPÓRTER: O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, de Rondônia, descartou a vinda do ex-presidente da BR Distribuidora ao Senado. 

(Raupp) Acho que não cabe mais esse tipo de comentário porque se ele já negou por nota publicamente que não arrecadou recurso para partido nenhum que não participou de nenhuma arrecadação de campanha, isso por si só já se esclarece. O partido está com as contas abertas no TSE da campanha de 2010, 2012 e vai estar em 2014. 

REPÓRTER: O requerimento convidando o ex-presidente da BR Distribuidora, João Henrique, ainda depende de aprovação pela Comissão, o que ainda não tem uma data.
13/08/2013, 11h48 - ATUALIZADO EM 13/08/2013, 11h48
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00