Comissão vai discutir situação dos jovens sem escola e sem trabalho — Rádio Senado

Comissão vai discutir situação dos jovens sem escola e sem trabalho

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI DISCUTIR A SITUAÇÃO DOS “NEM-NEM-NEM”. A DENOMINAÇÃO É UTILIZADA PARA DEFINIR A PARCELA DOS JOVENS QUE ESTÃO FORA DA ESCOLA E DO MERCADO DE TRABALHO E SEQUER PROCURAM EMPREGO.

LOC: O REQUERIMENTO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI APROVADO NA REUNIÃO DESTA TERÇA-FEIRA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.

TÉC: Um estudo conduzido por uma pesquisadora da fundação Getulio Vargas apontou que dezessete por cento da população brasileira com idade entre 18 e 24 anos, não está inserida nem na escola, nem no mundo do trabalho e nem busca emprego ou qualificação. O trabalho chama essa população de “nem-nem-nem”. Segundo o levantamento, diversos fatores influenciam essa alta taxa de jovens desocupados, como o mercado de trabalho e o sistema de ensino. Para o senador Paulo Paim, que assinou o requerimento junto como senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, a reunião será importante para debater as modalidades de ensino que podem ser mais atraentes para o público jovem.

(Paulo Paim) na verdade ele quer fortalecer o debate sobre o ensino técnico. Somente por isso eu assinei o requerimento pra fortalecer o debate pra que a nossa juventude possa ter mais cursos técnicos e por isso se preparar para obter um emprego.

(Repórter) Pelo requerimento, serão convidados para debater o tema na Comissão de Educação a autora da pesquisa, Joana Monteiro, da Fundação Getulio Vargas e Cimar Azevedo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE. Os dados preocupantes do estudo mostram que a maioria dos “nem-nem-nem” é formada por jovens mulheres e que muitas delas já têm filhos. Os jovens pesquisados tampouco demonstraram interesse em obter uma qualificação profissional. A data da audiência pública ainda não foi definida pela comissão.
13/08/2013, 01h35 - ATUALIZADO EM 13/08/2013, 01h35
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00