CAE propõe limite de US$ 1.200 para compras em free shops brasileiros — Rádio Senado

CAE propõe limite de US$ 1.200 para compras em free shops brasileiros

LOC: EM VEZ DE QUINHENTOS, MIL E DUZENTOS DÓLARES. 

LOC: ESSE É O LIMITE QUE A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PROPÕE PARA AS COMPRAS NOS FREE SHOPS BRASILEIROS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O aumento de 500 para mil e duzentos dólares do limite para compras em free shops com isenção de impostos foi proposto pelo senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás. E defendido na Comissão de Assuntos Econômicos pelo relator, senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco. 

(ARMANDO): Em termos de mérito, é forçoso concordar com o autor do projeto que o limite atual de quinhentos dólares, mantido há mais de trinta anos, está desatualizado, por mais que a inflação em moeda americana não seja a mesma da realidade vivida pelo nosso País. Só esse motivo já seria suficiente para opinar pela validade da medida. 

(REPÓRTER): A proposta que altera o limite das lojas francas localizadas em portos e aeroportos foi aprovada mas recebeu críticas do senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo. 

(ALOYSIO): Você entra no aeroporto brasileiro, tem uma loja franca, para você comprar mercadoria estrangeira, eu me pergunto, qual a vantagem para a economia brasileira desta prática? Acho que tem sentido ter free shop para quem estiver no Brasil ao sair do Brasil poder comprar com dedução de tributos os produtos brasileiros. Agora um free shop na entrada do País, eu não vejo muito sentido nisso. 

(REPÓRTER): Tanto o autor quanto o relator acreditam que a elevação do teto atual vai representar um justo incentivo à atividade das lojas francas. A proposta segue para votação na Câmara dos Deputados.
13/08/2013, 01h43 - ATUALIZADO EM 13/08/2013, 01h43
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00