Médicos estão no Congresso contra MP que cria o Programa Mais Médicos — Rádio Senado

Médicos estão no Congresso contra MP que cria o Programa Mais Médicos

LOC: MÉDICOS ESTÃO MOBILIZADOS HOJE, NO CONGRESSO NACIONAL, CONTRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE CRIA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS. 

LOC: REPRESENTANTES DA CATEGORIA ENTREGARAM UM ABAIXO-ASSINADO COM MAIS DE 40 MIL ASSINATURAS AO PRESIDENTE DO SENADO. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A medida provisória 621 criou o programa Mais Médicos, que tem o objetivo de levar profissionais de saúde para as cidades do interior, mediante o pagamento de bolsas, e tem recebido críticas da categoria; em especial pela vinda de médicos estrangeiros ao Brasil. O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Alexandre Bley, entregou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, um abaixo-assinado com 42 mil assinaturas colhidas nos últimos seis dias em todo o estado contra o programa Mais Médicos. Eles defendem investimentos em infraestrutura da saúde em vez da contratação de médicos do exterior. Pedem, ainda, que os vetos da presidente Dilma Rousseff a Lei do Ato Médico sejam derrubados pelo Congresso, de acordo com Alexandre Bley.

(Alexandre Bley) Que se aprecie com muita cautela essa medida provisória 621 e a mesma coisa para os vetos ao ato médico. Nós precisamos dar uma resposta para a saúde desse país e não programas ou medidas midiáticas como estão sendo.

(Repórter) Renan Calheiros garantiu que os vetos serão analisados na próxima sessão conjunta do Congresso.

(Renan Calheiros) Temos no próximo dia 20, a primeira sessão do Congresso Nacional para apreciar vetos com base nos novos critérios aprovados no projeto de resolução. Fiquem absolutamente tranquilos que o Congresso Nacional fará sua parte.

(Repórter) A medida provisória do programa Mais Médicos ainda está na fase inicial de votação, aguardando a instalação de uma comissão mista. Depois, será analisada pelos plenários da Câmara e do Senado.
08/08/2013, 02h03 - ATUALIZADO EM 08/08/2013, 02h03
Duração de áudio: 01:29
Ao vivo
00:0000:00