Estatuto da Juventude será sancionado nesta segunda-feira — Rádio Senado

Estatuto da Juventude será sancionado nesta segunda-feira

LOC: ESTÁ MARCADA PARA A TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA A SANÇÃO DO ESTATUTO DA JUVENTUDE PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF.  

LOC: A CERIMÔNIA DEVE CONTAR COM A PRESENÇA DOS RELATORES DO PROJETO NO SENADO E DO PRESIDENTE DA CASA, RENAN CALHEIROS. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Depois de nove anos de espera, os jovens podem comemorar a sanção do Estatuto da Juventude. O texto prevê direitos para pessoas de 15 a 29 anos. Entre as garantias estão a meia entrada para eventos culturais e esportivos, com exceção dos eventos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, como explicou, na época da votação, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, relator da proposta aprovada no Plenário do Senado. 

(Paulo Paim) porque da forma que estava, genericamente, dizia que toda lei que for criada para esse fim, poderá ser excluída. Houve entendimento de fixar que seria somente para as olimpíadas, e copa do mundo. 

(REPÓRTER) Para o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, o estatuto vai ajudar a tirar a juventude, principalmente a mais carente, de situações de risco. 

(Rodrigo Rollemberg) Um segmento hoje bastante vulnerável porque o segmento é hoje vítima de grande parte da violência no Brasil e que busca ter um protagonismo reconhecido cada vez maior na sociedade brasileira.

(REPÓRTER) O assessor da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República, Murilo Amatneeks, em reunião na Comissão de Direitos Humanos em julho, agradeceu aos parlamentares a aprovação do projeto. 

(Murilo Amatneeks) E temos certeza de que, vai-se tornar um importante instrumento de luta, acima de tudo. Nós todos que temos uma opinião política na sociedade, sabemos que as nossas lutas são cotidianas, são históricas. E não são somente nossas, são lutas coletivas de muitos que já passaram pelos movimentos sociais, e ter instrumentos que são frutos de conquistas, mesmo que ainda pontuais, representa muito para as gerações que estão vindo aí. 

(REPÓRTER) A lei com 48 artigos assegura, ainda, diversos direitos como acesso a educação, profissionalização, cultura, trabalho e renda. Hoje, o Brasil tem mais de 51 milhões de pessoas com idade de 15 a 29 anos, beneficiadas pelo Estatuto.
05/08/2013, 01h13 - ATUALIZADO EM 05/08/2013, 01h13
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00