Paquistanesa que virou símbolo da luta pela educação deve vir ao Senado — Rádio Senado

Paquistanesa que virou símbolo da luta pela educação deve vir ao Senado

LOC: SENADO VAI CONVIDAR PARA AUDIÊNCIA ADOLESCENTE PAQUISTANESA QUE VIROU SÍMBOLO DA LUTA PELA EDUCAÇÃO.  

LOC: MALÁLA ¬YOUSAFZÁI SOBREVIVEU A UM ATENTADO TALIBÃ E HOJE MORA NA INGLATERRA. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) Malala Yousafzai, de 16 anos, virou um símbolo da luta pela educação após ser baleada na cabeça e no pescoço por um extremista talibã em outubro do ano passado, enquanto ia para a escola. Na época, ela foi tratada num hospital em Londres, onde se recuperou, e hoje mora no interior da Inglaterra. Na primeira quinzena de julho, ela discursou em assembléia da ONU, a Organização das Nações Unidas, onde falou das ameaças sofridas num país controlado por uma facção islamita contrária à educação para mulheres. Mais de 800 escolas para meninas foram atacadas pelos talibãs no Paquistão. Mesmo assim, do ano passado para cá aumentou o número de meninas matriculadas nas escolas locais. O exemplo de Malala Yousafzai foi destacado pela senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. A autora do requerimento de audiência acredita na força do depoimento da paquistanesa para o Brasil: 

(Ana Amélia) - Essa menina de 16 anos está, eu acho, sendo um símbolo no mundo. Tivemos a demonstração de que a paz é o grande caminho, mas para chegar à paz é preciso educação e ela mostrou realmente que é nesse caminho que nós temos que seguir. Penso que o que ela pode nos dizer nesse momento é muito importante, dada a relevância que a educação, especialmente básica, tem em nosso país. Por isso eu fiz esse requerimento. 

(Repórter) Malala Yousafzai foi nomeada pela Revista Time uma das pessoas mais influentes de 2013 e é considerada uma forte aspirante ao Prêmio Nobel da Paz. O requerimento de Ana Amélia foi aprovado na última reunião da Comissão de Educação, e agora o Senado busca uma forma de trazê-la ao Brasil.
30/07/2013, 03h46 - ATUALIZADO EM 30/07/2013, 03h46
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00