Senadores comentam mensagens deixadas pelo Papa Francisco aos jovens — Rádio Senado

Senadores comentam mensagens deixadas pelo Papa Francisco aos jovens

LOC: SENADORES AVALIAM QUE O PAPA FRANCISCO DEU UM RECADO PARA QUE JOVENS CONTINUEM MOBILIZADOS PELA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO BRASIL. 

LOC: SIMPLICIDADE E INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA TAMBÉM FORAM DESTACADOS NA AVALIAÇÃO SOBRE O EVENTO QUE REUNIU MILHÕES DE PEREGRINOS NO RIO DE JANEIRO. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: Foi uma semana intensa de eventos. A Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, chegou a reunir 3,5 milhões de pessoas em Copacabana. O legado, na opinião do senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, foi a mensagem progressista deixada pelo papa Francisco. 

(ROBERTO REQUIÃO): Ele mostrou com clareza o entendimento que ele tem na mobilização dos jovens do Brasil e no mundo inteiro. É o confronto da juventude pra pensar de uma forma mais livre e modificadora da sociedade. Que quando ele se opõe à riqueza excessiva, ele está se opondo ao capital vadio e improdutivo. Desta forma o Papa estabelece um elo com as velhas idéias da Teologia da Libertação. 

(REP): A passagem do pontífice pelo Brasil também foi ressaltada pela senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo. 

(ANA RITA): Eu vejo que a visita do Papa foi num momento bastante propício. O Papa pediu para as autoridades públicas que para solucionar os problemas, o diálogo é fundamental. Reforça a importância da juventude se mobilizar cada vez mais. 

(REP): Para o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, Francisco comprovou, na prática, o apelido de Papa dos pobres. 

(HUMBERTO COSTA): Pela simplicidade que teve, e isso na verdade é uma forma de ele comunicar de que a Igreja, o mundo não deve se apegar aos bens materiais, às riquezas materiais. Um incentivo à participação política, a luta para melhorar a condição de vida dos mais pobres. 

(REP): O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, lembrou que o próprio Vaticano elogiou muito o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro pela organização, apesar da ocorrência de alguns contratempos, considerados esperados em eventos desta magnitude. 

(RICARDO FERRAÇO): As dificuldades eventuais, eu quero crer que são fatos que precisam ser relevados, porque na média o evento foi muito positivo. Não é simples você organizar um evento como este, 3 milhões de peregrinos, de brasileiros e cidadãos de diversos locais do mundo. 

(REP): A organização também foi destacada pelo senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, que disse ter conversado sobre o assunto com peregrinos de outros países. 

(MOZARILDO CAVALCANTI): Ouvi dos peregrinos, alguns peregrinos de outros países dizendo que não foi diferente em outros lugares. Que no Rio de Janeiro foi inclusive muito bem em relação a outros lugares, onde já houve a Jornada Mundial da Juventude. 

(REP): Já de volta ao Vaticano, o papa Francisco postou uma mensagem na Internet dizendo que retornou revigorado pelo carinho que recebeu do povo do Brasil.
29/07/2013, 01h06 - ATUALIZADO EM 29/07/2013, 01h06
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00