Movimento quer assegurar repasse de 10% da receita bruta da União para saúde — Rádio Senado

Movimento quer assegurar repasse de 10% da receita bruta da União para saúde

LOC: O MOVIMENTO SAÚDE MAIS DEZ QUER ASSEGURAR O REPASSE DE PELO MENOS DEZ POR CENTO DA RECEITA BRUTA DA UNIÃO PARA A SAÚDE. 

LOC: INTEGRANTES DO MOVIMENTO VÃO ENTREGAR A DEPUTADOS E SENADORES UM ABAIXO-ASSINADO COM CERCA DE UM MILHÃO E QUINHENTAS MIL ASSINATURAS PEDINDO A APROVAÇÃO DA MEDIDA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) A entrega do abaixo assinado está prevista para o dia 05 de agosto, segundo informações do site Saúde Mais Dez. O movimento cobra a aprovação de duas propostas apresentadas em 2007 pelo ex-deputado Roberto Gouveia e pelo ex-senador Marconi Perillo. Pede também que as matérias ganhem o status de projetos de iniciativa popular. A intenção é obrigar o governo federal a destinar, todo ano, para as ações e serviços públicos de saúde, no mínimo dez por cento das receitas brutas do orçamento da União. As propostas, que regulamentam o artigo 198 da Constituição, foram incluídas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, entre as prioridades de votação para atender às demandas das manifestações de rua. Para o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, o investimento de pelo menos dez por cento do orçamento na saúde pode ajudar a melhorar a qualidade do serviço prestado à população: 

(Flexa Ribeiro) Um dos itens que a sociedade reclama é a falta de atendimento da saúde, porque esse está em condições precárias no Brasil inteiro. A União vem se ausentando da atenção à saúde do brasileiro há muito tempo. À época de 2000, ela aplicava algo em torno de 60% no atendimento à saúde. Já em 2010, isso reduziu para 45%. 

(Repórter) As duas propostas estão sendo analisadas em conjunto pela Comissão de Assuntos Sociais e têm como relator o senador e médico Humberto Costa. O parlamentar do PT de Pernambuco é também relator de uma comissão de senadores que estuda formas de aumentar os investimentos na área de saúde. O relatório da comissão deve ser finalizado na segunda quinzena de agosto.
29/07/2013, 04h36 - ATUALIZADO EM 29/07/2013, 04h36
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00