Pesquisa do Senado mostra que maioria dos internautas quer aprovação do passe livre — Rádio Senado

Pesquisa do Senado mostra que maioria dos internautas quer aprovação do passe livre

LOC: INTERNAUTAS SE MOSTRAM FAVORÁVEIS AO PASSE LIVRE QUE GARANTE GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO PARA ESTUDANTES. 

LOC: O PROJETO DEVERÁ SER VOTADO EM AGOSTO PELO PLENÁRIO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(REPÓRTER): Uma pesquisa realizada pelo Data Senado e pela Agência Senado revela apoio dos internautas ao projeto que isenta estudantes de escolas públicas e particulares do pagamento da passagem de transporte público. Segundo o levantamento, 71% das mais de 6 mil pessoas que responderam à enquete defenderam a aprovação da proposta do senador Renan Calheiros do PMDB de Alagoas. O presidente do Senado confirmou que o projeto deverá ser votado pelo Plenário em agosto. 

(RENAN CALHEIROS) O passe do transporte escolar vai ficar para o início de agosto. Até lá, o relator vai conferir as fontes. Todos os países do mundo custeiam o transporte de seus alunos. O Brasil que quer priorizar a educação tem que fazer o mesmo. 

(REPÓRTER): O relator, senador Vital do Rêgo, da Paraíba, explicou que o projeto só não foi votado porque ele quer definir os recursos que vão bancar o passe livre além dos royalties do petróleo e do gás sugeridos por Calheiros. Ele destacou que no mérito os senadores são favoráveis à gratuidade do transporte público para estudantes. 

(VITAL DO RÊGO) Existem vários cenários que foram preestabelecidos com os custos e estimativas desses custos. Temos que decidir qual é o cenário e qual é a estimativa definitiva para que tenhamos as condições de arcar com a responsabilidade de votar a matéria. Todos somos a favor. 

(REPÓRTER): O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, reiterou apoio ao projeto. Mas defendeu o uso de outras fontes de financiamento e não apenas os royalties do petróleo e gás. 

(ALOYSIO NUNES) Dizer que é do pré-sal só não resolve. Porque o pré-sal só vai começar a produzir, se produzir tudo o que se espera, daqui 8, 10 anos. E até lá como se faz? A riqueza extraída do pré-sal tem um preço variável. A produção dos poços varia também, não é um fluxo constante que se possa colocar no Orçamento. O presidente foi prudente deixar para mais tarde a votação para daqui até lá saber como se vai pagar isso. 

(REPÓRTER): O passe livre é uma das demandas apresentadas nas manifestações de rua em junho.
19/07/2013, 02h15 - ATUALIZADO EM 19/07/2013, 02h15
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00