Senadores elogiam decisão de divulgar informações sobre voos de autoridades — Rádio Senado

Senadores elogiam decisão de divulgar informações sobre voos de autoridades

LOC: SENADORES ELOGIAM DECISÃO DA FAB DE DIVULGAR INFORMAÇÕES SOBRE VOOS FEITOS POR AUTORIDADES.  

LOC: SEGUNDO O PRESIDENTE DO SENADO, ESSES DADOS SERÃO DIVULGADOS NO PORTAL DO CONGRESSO NACIONAL.  

TÉC: Já estão disponíveis no portal da Força Aérea Brasileira, no endereço www.fab.mil.br, as informações sobre os voos oficiais. Qualquer pessoa saberá o destino, o objetivo e a duração de viagens feitas por autoridades, como presidentes dos Poderes e ministros. A publicação dos dados responde a uma demanda do Congresso Nacional. O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, revelou que o ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, atendeu a um pedido de alguns parlamentares para que o Ministério da Defesa divulgasse os dados dos voos da FAB pagos com dinheiro público. 

(Capiberibe). O ministro Jorge Hage a partir do momento que recebeu um requerimento de nossa autoria, que enviamos no dia 4, imediatamente se reuniu com o ministro da Defesa e aí tomaram a decisão de colocar todas as informações de uso das aeronaves no Portal da Transparência. 

REPÓRTER: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, antecipou que o portal do Congresso Nacional vai divulgar as informações sobre os voos da FAB solicitadas por um senador. 

(Renan) Aprovamos requerimento do senador Aloysio Nunes Ferreira para em 30 dias a FAB disponibilizar todas as informações de todos os voos para colocarmos no Portal do Congresso Nacional. Qualquer distorção será corrigida imediatamente. 

REPÓRTER: Ao elogiar a decisão do governo de divulgar os dados sobre os voos da FAB, o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, espera que o Ministério da Defesa encaminhe para o Congresso Nacional as informações das viagens feitas por autoridades desde 2002, o que inclui os nomes dos caronas. 

(Aloysio) Acho positiva essa decisão. Mas acho que deveria ser mais completa essa informação. É essencial que se informe também quem pega carona com autoridade. Também gostaria de informações sobre os voos do passado. Peguei como data de referência o ano de 2002, quando o presidente da República baixou um decreto disciplinando a utilização desses voos. 

REPÓRTER: O Ministério da Defesa divulgará os dados das viagens das autoridades no dia útil subseqüente por uma questão de segurança.
17/07/2013, 01h35 - ATUALIZADO EM 17/07/2013, 01h35
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00