Congresso pode criar CPI para investigar obras da Copa do Mundo — Rádio Senado

Congresso pode criar CPI para investigar obras da Copa do Mundo

LOC: O CONGRESSO NACIONAL PODE CRIAR UMA CPI PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS DE MAU USO DO DINHEIRO PÚBLICO NAS OBRAS DA COPA DO MUNDO. MAS A PROPOSTA DIVIDE OPINIÕES NO SENADO. 

LOC: ALVARO DIAS VÊ NA CPI UMA OPORTUNIDADE PARA RESPONSABILIZAR OS ENVOLVIDOS EM IRREGULARIDADES. E SÉRGIO SOUZA DIZ QUE O CONGRESSO JÁ TEM OS INSTRUMENTOS PARA FISCALIZAR AS OBRAS DA COPA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: O deputado Izalci, do PSDB do Distrito Federal, está contatando deputados e senadores a fim de obter apoio para o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Copa do Mundo. Na manhã dessa segunda-feira, ele contabilizava 28 assinaturas no Senado e 191 na Câmara. Uma delas é do senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, que nos anos de 2000 e 2001 foi o presidente da uma CPI que investigou irregularidades no futebol brasileiro. Para o senador, os gastos que ele considera exagerados na construção de estádios e nas obras de infraestrutura da Copa justificam uma nova comissão parlamentar de inquérito. 

(ALVARO) A CPI é um caminho necessário e importante. Quem sabe nós possamos responsabilizar aqueles que praticaram abusos na organização da Copa, na realização das obras. E nós temos que investigar; o Congresso tem esse dever. 

(REPÓRTER) Também senador pelo estado do Paraná, Sérgio Souza, do PMDB, acha que o Congresso não precisa de uma CPI para investigar os gastos do Mundial de 2014. O senador citou como exemplo a Subcomissão de Acompanhamento da Copa, presidida por ele. 

(SÉRGIO SOUZA) No Senado nós temos uma comissão instalada especificamente para esse fim, para acompanhar as obras da Copa e fiscalizar as obras da Copa. Eu acho que nós temos os instrumentos dentro do Congresso Nacional, que são suficientes para nós fazermos esse trabalho. 

(REPÓRTER) A CPI Mista da Copa do Mundo precisa do aval de pelo menos um terço da composição de cada casa do Congresso para ser instalada, ou seja, 27 senadores e 171 deputados. Pelas contas do deputado Izalci, portanto, o requerimento tem uma assinatura a mais no Senado e 20 na Câmara do que o número mínimo.
15/07/2013, 01h26 - ATUALIZADO EM 15/07/2013, 01h26
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00