Senado será informado sobre viagens de autoridades pela FAB — Rádio Senado

Senado será informado sobre viagens de autoridades pela FAB

LOC: O SENADO VAI SER INFORMADO PELO MINISTÉRIO DA DEFESA SOBRE TODAS AS VIAGENS FEITAS POR AUTORIDADES NOS AVIÕES OFICIAIS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.  

LOC: E O CONSELHO DE TRANSPARÊNCIA DO SENADO VAI DISCUTIR NA PRÓXIMA SEMANA AS REGRAS PARA O USO DESSAS AERONAVES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A Mesa Diretora do Senado aprovou nessa quinta-feira um requerimento do senador Aloysio Nunes Ferreira do PSDB de São Paulo que requer informações sobre voos da Força Aérea Brasileira. O Ministério da Defesa terá o prazo de 30 dias para detalhar os nomes das autoridades e dos acompanhantes que voaram nos jatinhos da FAB, as datas das viagens, a duração e o objetivo do deslocamento no período de 2010 a 2013. Uma portaria define que os jatinhos podem ser solicitados por ministros de Estado e pelos presidentes da Câmara e do Senado nos casos de agendas oficiais, emergência médica, segurança e transporte para o estado da residência. Aloysio Nunes Ferreira afirmou que havia solicitado as informações antes da divulgação de que algumas autoridades usaram os voos da FAB para fins particulares. Na avaliação dele, a divulgação dos dados é um respeito ao contribuinte. 

( Aloysio Nunes Ferreira) Quanto mais transparência melhor. Se alguém viaja por motivo de serviço, divulguem na internet. Não há porque guardar isso sob sete chaves. Já pedi outras vezes. Não é a primeira vez. Alegaram que não havia mais registro e que eram precários. Tem que ter registro daqui para frente para informar rotineiramente aquilo que é feito com dinheiro público. 

(Repórter) Na avaliação do senador Renan Calheiros, esse pedido do Senado poderá fazer com que o próprio Ministério da Defesa publique um relatório mensal sobre os voos. 

(Renan Calheiros) Os voos da FAB são feitos com dinheiro público. Do ponto de vista da transparência, é fundamental que a sociedade seja informada. O requerimento aprovado na Mesa tem esse objetivo. 

(Repórter) Na terça-feira, Renan Calheiros terá uma reunião com integrantes do Conselho de Transparência e Controle Social do Senado para discutir o uso dos voos da FAB. O colegiado é formado por representantes da sociedade civil e servidores do Senado.
11/07/2013, 08h26 - ATUALIZADO EM 11/07/2013, 08h26
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00