CAE pode votar dois pedidos de empréstimos internacionais — Rádio Senado

CAE pode votar dois pedidos de empréstimos internacionais

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PODE VOTAR NESTA TARDE DOIS PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS. 

LOC: RIO GRANDE DO NORTE E GOIÁS SÃO OS BENEFICIÁRIOS DOS FINANCIAMENTOS DO BANCO MUNDIAL E DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O empréstimo para o Rio Grande do Norte, no valor de até 360 milhões de dólares, virá do Banco Mundial. Já o financiamento para Goiás, de até 11 milhões e meio de dólares, é do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O dinheiro deverá ser empregado na modernização da administração pública. Apenas nesta semana foram seis os pedidos de empréstimos analisados. Vários senadores da Comissão de Assuntos Econômicos manifestaram a preocupação com a situação financeira dos estados. Por isso, o Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, será ouvido em agosto pelo colegiado, como explicou o presidente da CAE, senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro. 

(LINDBERGH): acho que foi dado, aqui, um recado pela Comissão de Assuntos Econômicos, recado da demonstração da preocupação com a situação fiscal dos Estados e critérios da Secretaria do Tesouro Nacional. Vamos, a partir dessa reunião no mês de agosto, com o Secretário do Tesouro Nacional, enfrentar esse debate. Esses requerimentos aqui apresentados por esta Comissão pedem a situação detalhada de cada Estado. E os Srs. Senadores, a partir dessas informações, vão ter muito mais condição de deliberar sobre o tema. 

(REPÓRTER): O costume de leitura e votação na Comissão de Assuntos Econômicos e no Plenário no mesmo dia também foi criticado na CAE, que vai mudar os procedimentos a partir do segundo semestre. Os empréstimos serão lidos em uma reunião e votados em outra.
10/07/2013, 12h36 - ATUALIZADO EM 10/07/2013, 12h36
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00