CRE aprova convite para ministros falarem sobre espionagem dos EUA — Rádio Senado

CRE aprova convite para ministros falarem sobre espionagem dos EUA

LOC: OS MINISTROS DAS RELAÇÕES EXTERIORES, DA DEFESA, DAS COMUNICAÇÕES E DO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL VIRÃO AO SENADO PARA FALAR SOBRE AS SUSPEITAS DE QUE OS ESTADOS UNIDOS ESPIONARAM O BRASIL.  

LOC: O CONVITE FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. TAMBÉM DEVEM SER OUVIDOS O EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS NO BRASIL, THOMAS SHANNON, E O JORNALISTA DO “THE GUARDIAN”, GLENN GREENWALD. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, disse que o primeiro passo é confirmar a veracidade das informações de que os Estados Unidos espionaram milhões de telefones e e-mails de cidadãos brasileiros. E de que os escritórios da embaixada do Brasil em Washington e da missão brasileira nas Nações Unidas, em Nova Iorque, também foram espionados. O senador do PMDB do Espírito Santo afirmou que os parlamentares também devem discutir medidas para aperfeiçoar o sistema de proteção de dados e das comunicações do Brasil: 

(Ricardo Ferraço) é também uma oportunidade para que a gente converse com as autoridades do poder executivo visando entender que aperfeiçoamentos nós precisamos fazer na legislação brasileira. Daí a necessidade de nós votarmos o novo marco civil para a internet, esse projeto está há algum tempo na câmara do deputados, não votado. O marco civil define responsabilidades para o usuário, define responsabilidades para provedores, enfim. 

(Repórter) Os presidentes do Facebook e do Google no Brasil também foram convidados a prestar esclarecimentos. Os senadores da Comissão de Relações Exteriores aprovaram ainda um voto de apoio à Presidência da República para que o Brasil se coloque entre os países que podem oferecer asilo a Edward Snowden, o ex-técnico de uma empresa contratada pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, e que denunciou a rede de espionagem. O autor do pedido, senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, lembrou que Snowden solicitou asilo em 27 países: 

(Randolfe Rodrigues) Somente Venezuela, Nicarágua, Equador e Bolívia responderam com sim ao pedido de asilo. Então que o Brasil, mesmo que não tenha sido consultado, se inscreva no rol das nações a conceder asilo ao senhor Edward Snowden. 

(Repórter) Os ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Siqueira, devem comparecer à Comissão de Relações Exteriores do Senado na tarde desta quarta-feira. Já o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, virá na quinta-feira pela manhã.
09/07/2013, 04h07 - ATUALIZADO EM 09/07/2013, 04h07
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00