Aprovado PL que garante atendimento imediado às vítimas de violência sexual — Rádio Senado

Aprovado PL que garante atendimento imediado às vítimas de violência sexual

LOC: O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SERÁ OBRIGADO A PRESTAR ATENDIMENTO IMEDIATO E MULTIDISCIPLINAR PARA AS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL.  

LOC: É O QUE DETERMINA O PROJETO DE LEI DA DEPUTADA IARA BERNARDI, DO PT DE SÃO PAULO, APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: O atendimento multidisciplinar às vítimas de violência sexual será obrigatório em todos os hospitais da rede do SUS, sejam eles públicos ou conveniados. Entre os serviços que devem ser prestados estão o diagnóstico e o tratamento das lesões físicas nas vítimas de abusos e estupros; e a assistência psicológica e social imediata. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, acredita que essa proposta pode amenizar o sofrimento das vítimas: 

(VANESSA GRAZZIOTIN) É um projeto importante que vai ajudar muito no tratamento, nos cuidados com essas pessoas que já estão extremamente vitimizadas. O projeto prevê, além do atendimento prioritário e obrigatório, ele prevê uma série de procedimentos como a coleta de material para a realização de exames de doenças sexualmente transmissíveis de HIV, enfim, um tratamento, um cuidado psicológico com as vítimas. 

(REPÓRTER) A coleta de material, que deverá ser feita pelo médico no primeiro atendimento, vai permitir a realização de exames de DNA para ajudar a identificar abusadores e estupradores. A senadora Vanessa Grazziotin disse que a aprovação desse projeto fortalece as medidas já previstas na Lei Maria da Penha. A proposta segue para a sanção presidencial.
04/07/2013, 07h17 - ATUALIZADO EM 04/07/2013, 07h17
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00