Representação brasileira repudia ação de países europeus contra Evo Morales — Rádio Senado

Representação brasileira repudia ação de países europeus contra Evo Morales

LOC: A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL APROVOU, NESTA QUARTA-FEIRA, UMA MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A DECISÃO DE PAÍSES EUROPEUS DE IMPEDIR O POUSO DO AVIÃO QUE LEVAVA O PRESIDENTE EVO MORALES. 

LOC: DIVERSOS PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA NEGARAM O POUSO AO AVIÃO OFICIAL BOLIVIANO NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) De volta de uma viagem à Rússia, o avião que trazia o presidente da Bolívia, Evo Morales, na noite de terça-feira, deveria ter feito uma escala em Lisboa para abastecimento, o que foi negado pelas autoridades portuguesas. A mesma negativa veio de outros governos europeus. A aeronave teve que fazer a escala na Áustria, onde foi revistada para checar se confirmava a suspeita de que no avião estaria o americano Edward Snowden. Ele é apontado como o autor do vazamento de informações sobre o esquema de vigilância feito pelos Estados Unidos. A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul aprovou uma moção de repúdio contra o ato. Para o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, o que aconteceu foi uma violência contra um chefe de Estado. 

(Roberto Requião) No momento o que nós não podemos admitir é o precedente de um presidente da República ter a sua aterrissagem impedida e o avião revistado. 

(Repórter) O senador Inácio Arruda, do PC do B, acrescentou que não é aceitável o que aconteceu com Evo Morales e é preciso que os outros países reajam, para evitar que tais práticas se repitam. 

(Inácio Arruda) O presidente da República de uma nação que pertence ao nosso bloco de convivência diária e permanente. Não é aceitável. Não é. O Brasil tinha que ter sido rápido e veemente na condenação. 

(Repórter) Em nota, a presidente Dilma Rousseff, afirmou que o constrangimento imposto à Bolívia atinge toda a América Latina. Ainda de acordo com a nota, a retenção do avião presidencial é "grave desrespeito ao Direito e às práticas internacionais".
03/07/2013, 06h59 - ATUALIZADO EM 03/07/2013, 06h59
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00