CAE debate futuro da Unasul — Rádio Senado

CAE debate futuro da Unasul

LOC: O FUTURO DA UNASUL FOI DEBATIDO NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS.  

LOC: OS SENADORES DISCUTIRAM, ENTRE OUTROS PONTOS, PROJETOS NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO DE ENERGIA, ALÉM DA INTEGRAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA NA AMÉRICA DO SUL. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) A assessora da Secretaria Geral da União das Nações Sul-Americanas, Unasul, Monica Brukman, disse que a região é rica em recursos naturais. E tem potencial para produzir energia limpa em escala continental, desde que haja um amplo entendimento entre os países sul-americanos: 

(Monica Brukman) Certamente um projeto dessa envergadura que vai competir com um conjunto de interesses extracontinentais só pode ser viabilizado através de um processo de integração cada vez mais abrangente e mais profundo. 

(Repórter) O presidente do Instituto de Estudos Estratégicos para a Integração da América do Sul, José Carlos de Assis, afirmou que a união dos países sul-americanos é a única forma de enfrentar a competição das nações mais industrializadas. E para isso, o investimento em infraestrutura de transporte é fundamental. O senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, acredita que a implantação do Banco do Sul, que depende da aprovação do Congresso, pode ajudar a financiar a construção de estradas, ferrovias, portos e aeroportos: 

(Inácio Arruda) ele é um importante instrumento de integração, integração é você vai disponibilizar os meios, os recursos, dar garantia de que o dinheiro vai existir, pode acionar algo em torno de 12 a 16 bilhões de dólares com mais facilidade, com menos burocracia, para a gente fazer com que esses desenhos saiam efetivamente do papel. 

(Repórter) Mas o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães acredita que essa política comum na área de infraestrutura e de exploração de recursos naturais não depende apenas de dinheiro: 

(Samuel Pinheiro Guimarães) ter uma política comum da América do Sul em relação ao aproveitamento de minerais e energéticos e da biodiversidade é extremamente difícil. Eu não quero ser pessimista. É uma realidade. Porque esses países, as suas políticas, é uma política de total liberdade para as companhias estrangeiras, para as grande companhias multinacionais, então, portanto, eles têm poucos instrumentos para interferir nisso dentro de seus países, e muito menos em relação à política global-regional. 

(Repórter) A União das Nações Sul-Americanas, Unasul, foi criada por meio de um tratado assinado em Brasília, em 23 de maio de 2008. Ela é formada pelos doze países da América do Sul.
01/07/2013, 09h10 - ATUALIZADO EM 01/07/2013, 09h10
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00