Entidades começam a coletar assinaturas para projeto de reforma política — Rádio Senado

Entidades começam a coletar assinaturas para projeto de reforma política

LOC: O MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL COMEÇA A COLETAR ASSINATURAS PARA PROJETOS QUE CONTEMPLAM OS PEDIDOS DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA. 

LOC: ENTRE ELES ESTÁ UMA REFORMA POLÍTICA QUE INCLUA O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Diversas entidades da sociedade civil, incluindo o Movimente de Combate à Corrupção Eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, decidiram correr atrás de apoio popular para uma pauta que atenda às reivindicações das manifestações de rua ocorridas em todo o País. Entre elas, estão a aprovação de uma Reforma Política, que inclua o financiamento público de campanha, a destinação de 10% do Orçamento Geral da União para a área da saúde e de 100% dos royalties do petróleo para a educação, a aplicação do Código de Defesa do Consumidor para garantir a qualidade dos serviços públicos e o controle social dos gastos públicos. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, avalia que as manifestações de rua farão com que o Congresso Nacional aprove de vez a Reforma Política discutida há anos pelos parlamentares. 

(Jorge) Se não tivermos a coragem de fazer uma radical reforma política no Brasil, seguiremos desmoralizando e certamente, alguém fará por nós. O sistema político está falido faz tempo. O financiamento de campanha, temos que usar as ferramentas de hoje com absoluta transparência para que o dinheiro tenha menos influência e as propostas e compromissos sejam mais influentes. Acho que a agenda número um, dois, três é a Reforma Política. 

REPÓRTER: O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, também acredita que a Reforma Política será votada. Mas defendeu que representantes dos movimentos sejam ouvidos. 

(Cyro) Se não fosse esse movimento, não teria a menor chance de sair do papel. Esse movimento tem que participar. Na minha opinião, vamos ter que fazer algumas audiências públicas para sentir qual é o anseio da população. Não é só a OAB ou quatro entidades. Nos sentimentos gratificados e apoiamos em número, gênero e grau. 

REPÓRTER: Uma Comissão Especial do Senado, criada em 2011, aprovou algumas propostas de Reforma Política, que já foram encaminhadas para a Câmara dos Deputados. Entre elas, fim da reeleição para presidente da República e governadores, que teriam mandato de cinco anos, e a perda de mandato para políticos que se desfiliarem de seus partidos para a criação de uma nova legenda.
24/06/2013, 01h33 - ATUALIZADO EM 24/06/2013, 01h33
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00