CRE adere à campanha "Nossa Amazônia" e quer apoio do Congresso e da sociedade
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES ADERIU À CAMPANHA "NOSSA AMAZÔNIA", E AGORA QUER O APOIO DO CONGRESSO E DA SOCIEDADE.
LOC: A INICIATIVA BUSCA IMPEDIR A EMPRESA NORTE-AMERICANA DE VENDAS "AMAZON" DE PATENTEAR O USO DESTE NOME NA INTERNET. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. TEC (SERGIO VIEIRA/RICARDO FERRAÇO/VANESSA GRAZIOTTIN): A gigante norte-americana de comércio eletrônico "Amazon" entrou com um pedido formal na "ICANN", a entidade responsável pela administração mundial dos números IP e dos nomes de domínio na internet, para que tenha exclusividade na utilização deste termo na rede mundial de computadores. Se o pedido da empresa for bem-sucedido, qualquer entidade, empresa ou mesmo governos de qualquer um dos oito países que fazem parte da Amazônia terão que pagar caso usem a palavra como domínio, identificada com a região amazônica na língua inglesa. Para reverter esta situação, a Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro aderiu formalmente à campanha “Nossa Amazônia” e considera fundamental que o Congresso também participe, como explicou o presidente da Comissão, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo.
(RICARDO FERRAÇO): Solicitar ao presidente do Senado da República que também se posicione em relação a este tema. Deixando claro, explícito o nosso posicionamento em relação à defesa desta questão. Se preciso for, nós estaremos litigando nos Fóruns internacionais para buscar a preservação deste domínio para os 8 países da região da América do Sul.
(REP): A campanha é liderada no Senado pela senadora Vanessa Graziottin, do PC do B do Amazonas. Para ela, a administração da Internet ainda está muito concentrada nos Estados Unidos, e precisa ser mais democratizada.
(VANESSA GRAZIOTTIN): São mais de 2 bilhões de usuários da Internet. A propriedade de um Domínio genérico na Internet hoje tem um valor comercial muito maior do que o valor de qualquer patente de qualquer produto. A empresa que solicita é uma empresa que exatamente tem a sua existência no âmbito digital, da Internet. Então isto aumenta ainda mais este valor. E em nome de quem?
(REP): Representantes da Colômbia, Venezuela, Peru, Guiana e Suriname também participaram da reunião. Qualquer cidadão pode aderir à campanha na página www.nossaamazonia.org.br.