CRE adere à campanha "Nossa Amazônia" e quer apoio do Congresso e da sociedade — Rádio Senado

CRE adere à campanha "Nossa Amazônia" e quer apoio do Congresso e da sociedade

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES ADERIU À CAMPANHA "NOSSA AMAZÔNIA", E AGORA QUER O APOIO DO CONGRESSO E DA SOCIEDADE.  
LOC: A INICIATIVA BUSCA IMPEDIR A EMPRESA NORTE-AMERICANA DE VENDAS "AMAZON" DE PATENTEAR O USO DESTE NOME NA INTERNET. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC (SERGIO VIEIRA/RICARDO FERRAÇO/VANESSA GRAZIOTTIN): A gigante norte-americana de comércio eletrônico "Amazon" entrou com um pedido formal na "ICANN", a entidade responsável pela administração mundial dos números IP e dos nomes de domínio na internet, para que tenha exclusividade na utilização deste termo na rede mundial de computadores. Se o pedido da empresa for bem-sucedido, qualquer entidade, empresa ou mesmo governos de qualquer um dos oito países que fazem parte da Amazônia terão que pagar caso usem a palavra como domínio, identificada com a região amazônica na língua inglesa. Para reverter esta situação, a Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro aderiu formalmente à campanha “Nossa Amazônia” e considera fundamental que o Congresso também participe, como explicou o presidente da Comissão, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo. 

(RICARDO FERRAÇO): Solicitar ao presidente do Senado da República que também se posicione em relação a este tema. Deixando claro, explícito o nosso posicionamento em relação à defesa desta questão. Se preciso for, nós estaremos litigando nos Fóruns internacionais para buscar a preservação deste domínio para os 8 países da região da América do Sul. 

(REP): A campanha é liderada no Senado pela senadora Vanessa Graziottin, do PC do B do Amazonas. Para ela, a administração da Internet ainda está muito concentrada nos Estados Unidos, e precisa ser mais democratizada. 

(VANESSA GRAZIOTTIN): São mais de 2 bilhões de usuários da Internet. A propriedade de um Domínio genérico na Internet hoje tem um valor comercial muito maior do que o valor de qualquer patente de qualquer produto. A empresa que solicita é uma empresa que exatamente tem a sua existência no âmbito digital, da Internet. Então isto aumenta ainda mais este valor. E em nome de quem?  

(REP): Representantes da Colômbia, Venezuela, Peru, Guiana e Suriname também participaram da reunião. Qualquer cidadão pode aderir à campanha na página www.nossaamazonia.org.br.
20/06/2013, 01h58 - ATUALIZADO EM 20/06/2013, 01h58
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00