Senado aprova regulamentação da profissão de médico — Rádio Senado

Senado aprova regulamentação da profissão de médico

LOC: O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A PROPOSTA QUE ESTABELECE QUAIS AS FUNÇÕES QUE SÓ PODEM SER EXERCIDAS PELOS MÉDICOS. 

LOC: O PROJETO DO ATO MÉDICO FOI DISCUTIDO PELO CONGRESSO NACIONAL POR MAIS DE DEZ ANOS E, AGORA, SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. A REPORTAGEM É DE LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O projeto regulamenta a profissão dos médicos e define quais as atribuições exclusivas da categoria. Entre elas, a formulação de diagnósticos e a prescrição de tratamentos, a indicação de cirurgias, os procedimentos dentro das UTIs e as internações e altas, além da apresentação de atestados e de perícias. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que também é médico, defendeu a proposta, que, segundo ele, já foi amplamente debatida no Senado, uma vez que está em análise há mais de uma década. 

(Paulo Davim) Depois de 12 anos tramitando pelo Congresso Nacional, depois de realizadas 27 audiências públicas e debatido exaustivamente, esse projeto está mais que maduro. Já tramitou pela segunda vez por três Comissões. Os médicos e as entidades médicas do País anseiam por este momento. A medicina é a mais antiga profissão da área de saúde. 

(Repórter) O projeto determina ainda que também são exclusivos desses profissionais a direção e a chefia de serviços médicos e o ensino de disciplinas da medicina. Mas, permite que a direção administrativa de serviços de saúde seja exercida por qualquer pessoa habilitada à função.
18/06/2013, 11h01 - ATUALIZADO EM 18/06/2013, 11h01
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00