Senado celebra os 250 anos de José Bonifácio — Rádio Senado

Senado celebra os 250 anos de José Bonifácio

LOC: O SENADO HOMENAGEOU O PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA. 

LOC: JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA COMPLETARIA 250 ANOS NESTE DIA 13 DE JUNHO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) José Bonifácio de Andrada e Silva nasceu em Santos, em 13 de junho de 1763. Filho de uma família rica, foi mandado para Europa, aos vinte anos, onde estudou e ficou até os 56 anos. De volta ao País, recebeu do Imperador Dom Pedro Primeiro o convite para ocupar o Ministério do Reino, sendo o primeiro brasileiro a estar à frente de um cargo de tanta importância no Brasil Colônia. Entusiasta da ideia de o Brasil se libertar de Portugal, José Bonifácio de Andrada foi um dos responsáveis para engajar Dom Pedro Primeiro nessa campanha. Ganhou título de Patriarca de Independência, como lembrou o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. 

(Renan Calheiros) Ele é a marca fundamental do nascimento de um Brasil independente. Sua visão estratégica nos garantiu a oportunidade de iniciarmos um novo destino para o nosso país. 

(Repórter) Na sessão especial no plenário, o senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, ressaltou que José Bonifácio de Andrada e Silva também foi um homem muito além do seu tempo, preocupado com a ecologia, por exemplo. 

(Inácio Arruda) No livro memória sobre a pesca das baleias e a extração do seu azeite, de 1790, menciona a pesca predatória no litoral brasileiro com ênfase na necessidade de se conter a matança das fêmeas e seus filhotes destacando a importância da futura descendência. 

(Repórter) O Patriarca da Independência e estadista brasileiro morreu em 1838, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.
13/06/2013, 07h30 - ATUALIZADO EM 13/06/2013, 07h30
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00