Patriota é convocado a debater o risco de isolamento do Brasil — Rádio Senado

Patriota é convocado a debater o risco de isolamento do Brasil

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES CONVOCOU O MINISTRO ANTÔNIO PATRIOTA PARA DISCUTIR O RISCO DE ISOLAMENTO DO BRASIL DIANTE DOS NOVOS BLOCOS ECONÔMICOS QUE ESTÃO SE FORMANDO.

LOC: A COMISSÃO TAMBÉM DECIDIU SUSPENDER A ANÁLISE DE INDICAÇÕES DE EMBAIXADORES ATÉ A VINDA DO MINISTRO. REPORTER SERGIO VIEIRA.

TEC: A "Aliança do Pacífico", formada por México, Chile, Colômbia e Peru, tem demonstrado uma capacidade de integração e dinamismo econômico superiores aos do Mercosul, nos últimos anos. As exportações chegaram a ser 60% superiores às do bloco formado por Brasil, Argentina, Venezuela e Uruguai. E outros países foram aceitos como observadores, como Japão, França e Portugal, além do Uruguai, que faz parte do Mercosul e Paraguai, suspenso do bloco. A formação de novos blocos somada aos esforços dos Estados Unidos e da União Européia de ampliarem a integração tem preocupado os senadores da Comissão de Relações Exteriores, que convidaram o ministro Antonio Patriota para discutir como o Brasil pretende agir diante deste novo cenário. O convite, feito em maio, não obteve retorno, e por isso os senadores decidiram convocar o ministro, que agora é obrigado a comparecer. O presidente da Comissão, Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, anunciou que votará apenas a indicação do diplomata Denis Souza para a embaixada do Brasil no Vaticano - todas as outras indicações estão suspensas até a vinda do ministro. 

(RICARDO FERRAÇO): Eu não reuniria mais a Comissão, para que esta Comissão possa ser respeitada pelo Poder Executivo porque não está tendo. Tendo em vista que os convites não estão sendo aceitos nós vamos então paralisar, vamos então suspender as deliberações desta Comissão. 

(REP): O pedido para que estas medidas fossem adotadas partiu do senador Pedro Simon do PMDB do Rio Grande do Sul, e teve o apoio dos demais senadores. 

(PEDRO SIMON): Eu quero dizer que a Comissão de Relações Exteriores, em se tratando de Itamaraty, adotava uma política elegante. Convidar. 

(RICARDO FERRAÇO): Convidando, claro. 

(PEDRO SIMON): Mas já que ele é grosseiro vamos atuar grosseiramente. Convocar. 

(REP): A data para a reunião ainda será marcada. Patriota já esteve na Comissão de Relações Exteriores este ano, no dia quatro de abril.
13/06/2013, 02h02 - ATUALIZADO EM 13/06/2013, 02h02
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00