CE aprova projeto que torna mais transparente venda de jogadores — Rádio Senado

CE aprova projeto que torna mais transparente venda de jogadores

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE APROVOU UM PROJETO PARA TORNAR MAIS TRANSPARENTES AS NEGOCIAÇÕES ENVOLVENDO JOGADORES DE FUTEBOL.  

LOC: A PROPOSTA TAMBÉM OBRIGA QUE OS TIMES USEM 10% DO LUCRO OBTIDO COM A VENDA DE ATLETAS NO PAGAMENTO DE DÍVIDAS COM EMPREGADOS, EX-EMPREGADOS E O GOVERNO. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Desde o fim da "Lei do Passe" em 1998, tornou-se comum que os direitos federativos de um jogador, principalmente os mais talentosos e jovens, sejam divididos com uma série de agentes e empresas, cabendo aos clubes, muitas vezes, a menor parte desses direitos. Esta situação cria uma pressão grande para que os jogadores sejam negociados, principalmente para times da Europa, antes do final de seus contratos, como aconteceu recentemente com Neymar, Lucas e Oscar, jovens astros da seleção brasileira de futebol. O senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, apresentou um projeto que obriga que os times informem a lista total de agentes e empresas em relação a cada jogador de seu portfólio, para que os contratos tenham validade jurídica. O projeto também determina que 10% do lucro obtido na venda destes atletas sejam usados no pagamento das dívidas com empregados, ex-empregados, Previdência e Receita Federal. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, relatou o projeto na Comissão de Educação. Ela explicou como são hoje as relações envolvendo times, agentes e jogadores. 

(LÍDICE DA MATA): Constantemente os direitos econômicos são negociados com terceiros estranhos às atividades esportivas, conhecidos como investidores, que adquirem percentuais proporcionais ao total investido, ao qual interessa a negociação do atleta antes do término do Contrato de Trabalho. A pressão passa a recair sobre o jogador profissional. 

(REPÓRTER): O projeto vai ser analisado agora pela Comissão de Assuntos Sociais, e se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados.
11/06/2013, 01h17 - ATUALIZADO EM 11/06/2013, 01h17
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00