CCT aprova política nacional para pesquisa de defensivos agrícolas — Rádio Senado

CCT aprova política nacional para pesquisa de defensivos agrícolas

LOC: GARANTIR O DESENVOLVIMENTO E DIFUNDIR O USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS MAIS SAUDÁVEIS ENTRE OS AGRICULTORES BRASILEIROS. 

LOC: ESTE É O OBJETIVO DO PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA MANHA DESTA TERÇA FEIRA. A INICIATIVA CRIA UMA POLÍTICA NACIONAL PARA INCENTIVAR A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DESSES PRODUTOS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: Apresentado pela senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, o projeto cria a Política Nacional dos Agrotóxicos e Afins de Baixa Periculosidade. O relator da proposta na comissão foi o senador Ivo Cassol do PP de Rondônia. No relatório, ele ressaltou que os recursos usados para o desenvolvimento destes produtos devem vir de fundos públicos de financiamento da ciência e tecnologia e do meio ambiente. 

(Ivo Cassol) Enquanto é necessário que muito mais recursos seja destinado a agrotóxico e afins de baixa periculosidade a fim de atender a todo universo de culturas, pragas e doenças. Para tais pesquisas, o PLS no 679, de 2011, corretamente preconiza a utilização de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, de que trata a Lei nº 11.540, de 12 de novembro de 2007, e do Fundo Nacional de Meio Ambiente, de que trata a Lei nº 7.797, de 10 de julho de 1989. 

(REPÓRTER) Na justificativa, o senador destacou que o uso de defensivos agrícolas menos agressivos ao meio ambiente e ao ser humano vai contribuir para a sustentabilidade e a segurança alimentar, além de agregar valor às exportações brasileiras. Para ser considerado um agrotóxico de baixa periculosidade, o produto deverá cumprir uma série de exigências, como não oferecer perigo ao ser humano e ao meio ambiente, ser de baixo custo, fácil aplicação e garantir eficiência agronômica no combate a pragas e doenças. Com a aprovação na Comissão de Ciência e Tecnologia, o projeto será encaminhado para votação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, antes de seguir para a análise da Câmara dos Deputados.
11/06/2013, 01h30 - ATUALIZADO EM 11/06/2013, 01h30
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00