Aprovado requerimento para ouvir presidente da Caixa sobre Bolsa Família — Rádio Senado

Aprovado requerimento para ouvir presidente da Caixa sobre Bolsa Família

LOC: O PRESIDENTE DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL DEVE VIR AO SENADO PARA EXPLICAR A ATUAÇÃO DO BANCO NOS RECENTES PROBLEMAS NO PAGAMENTO DO PROGRAMA BOLSA-FAMÍLIA. 

LOC: UM REQUERIMENTO PARA A AUDIÊNCIA FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE E DEFESA DO CONSUMIDOR. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O pedido foi apresentado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo. O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, deverá explicar o que o senador chama de "declarações falsas" apresentadas pela diretoria do Banco sobre a liberação dos benefícios do bolsa família. Aloysio quer saber se uma alteração no calendário de pagamentos motivou os boatos sobre o fim do programa, o que provocou uma corrida de milhares de beneficiários às agências bancárias e tumultos em 12 Estados. O senador Aloysio Nunes Ferreira disse que o objetivo é saber qual a responsabilidade da Caixa no episódio. 

(Nunes) Eu quero saber como que foi possível acontecer um episódio desta importância e desta gravidade no âmbito da Caixa Econômica Federal, até com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de controle da Caixa sobre um programa desta importância. De tal forma que não venha a se repetir um episódio tão grave como este que se verificou. 

(REPÓRTER) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, apoiou o pedido e explicou que o governo já determinou uma investigação sobre o caso. 

(Jorge Viana)  O certo é que as providências foram adotadas pelo governo. Inclusive se colocou neste tema a própria Polícia federal pra fazer a devida apuração. Mas o senador Aloysio faz um questionamento de que cabe a Comissão de Fiscalização e Controle saber as providências que foram tomadas, quais medidas foram adotadas, saber as causas identificadas ou não. 

(REPÓRTER) O Bolsa Família atende cerca de 14 milhões de famílias e completa 10 anos de existência em outubro de 2013.
11/06/2013, 01h09 - ATUALIZADO EM 11/06/2013, 01h09
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00