Copa deixará bom legado, mas muitas obras não vão sair, avalia Sergio Souza — Rádio Senado

Copa deixará bom legado, mas muitas obras não vão sair, avalia Sergio Souza

LOC: A COPA TRAZ UM LEGADO BOM PARA O PAÍS, MAS MUITAS OBRAS NÃO VÃO SAIR E OUTRAS VÃO FICAR NA BASE DO "JEITINHO" MESMO.  

LOC: A AVALIAÇÃO É DO PRESIDENTE DA COMISSÃO QUE FISCALIZA OS GASTOS PARA A COPA, O SENADOR SERGIO SOUZA. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: O país se prepara para seu primeiro grande evento esportivo da década, a Copa das Confederações, que entre os dias 15 e 30 vai movimentar 6 cidades do país. Estádios novos ou reformados no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília ficaram prontos a tempo, mas a chamada "mobilidade urbana", como novos VLTs, linhas de BRTs, metrôs e avenidas, ficou longe disso. A maioria dessas obras teve o prazo de inauguração estendido para o meio do ano que vem, quando as cidades também sediarão os jogos da Copa do Mundo. Esse é o quadro mostrado pelo "Portal da Transparência da Copa", do qual o Senado faz parte. Cerca de 4 bilhões e 800 milhões de reais já foram gastos em obras desse tipo nas 6 cidades, e o presidente da Subcomissão que fiscaliza estes gastos, o senador Sergio Souza, do PMDB do Paraná, garante que algumas delas correm o risco real de não ficarem prontas nem pra Copa do Mundo. 

(SERGIO SOUZA): Eu sei que algumas delas também não vão acontecer até a Copa do Mundo. Exemplo eu cito no meu Estado, o Estado do Paraná, a cidade de Curitiba, que não vai ter o metrô para 2014. Isto já é fato. Por quê? Porque nós temos um problema no Brasil que não se tem projetos. 

(REPÓRTER): Sergio Souza culpa também a cultura de forte burocracia em muitos escalões da administração pública, e garante que a situação seria ainda pior se o governo não tivesse adotado o "RDC", o Regime Diferenciado de Contratações, nas obras da Copa. Por isso ele defende que o país adote um "Banco de Projetos", o que no seu entender fortaleceria a cultura do planejamento e diminuiria os impactos da corrupção e da burocracia. 

(SERGIO SOUZA): Eu até defendo um "Banco de Projetos" pra que você possa ter estes projetos lá prontos e possa sacar quando tem o dinheiro pra executar a obra. Enquanto isto não acontece nós vamos fazendo da forma como estamos fazendo, dando o nosso famoso "jeitinho". 

(REP): O "Portal da Transparência da Copa" pode ser acessado por qualquer cidadão pela página www.copatransparente.gov.br.
10/06/2013, 11h36 - ATUALIZADO EM 10/06/2013, 11h36
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00