Comissão debate financiamento de obras no setor de transportes — Rádio Senado

Comissão debate financiamento de obras no setor de transportes

LOC: O FINANCIAMENTO DE OBRAS NO SETOR DE TRANSPORTES FOI DISCUTIDO NESTA SEGUNDA-FEIRA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. 

LOC: E OS DEBATEDORES DEFENDERAM MAIS INVESTIMENTO PÚBLICO E PRIVADO PARA A ÁREA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) O consultor e economista Raul Velloso afirmou que o baixo desempenho da economia é um dos entraves que o Brasil enfrenta para investir em infraestrutura na área de transportes. E acredita que uma alternativa para o país voltar a crescer é, justamente, passar a gastar mais dinheiro em empreendimentos neste setor. 

(Raul Velloso) A expansão da infraestrutura, mas infraestrutura de qualidade seja o caminho mais rápido, ou menos demorado para que a gente consiga vencer essa barreira da dificuldade de crescer. É claro. Tem tecnologia e inovação. Uma maior integração com a economia mundial. Tudo isso produz o aumento da eficiência. 

(Repórter) A diretora da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Natália Marcassa de Souza, apresentou o Programa de Investimento em Logística do governo federal, que para a construção de rodovias e ferrovias prevê um investimento de cerca de 133 bilhões de reais. E lançou um desafio: Como atrair o dinheiro da iniciativa privada para esses empreendimentos? 

(Natália Marcassa de Souza) Eu até trouxe aqui uma frase do Lafer, que é um economista liberal, aliás. O capital é um cão medroso. Então o capital se aflige com mudanças de legislação. Ele se aflige com o risco regulatório e ele se aflige com regras não bem definidas. Então, é isso que os contratos têm que buscar. 

(Repórter) A audiência pública na Comissão de Infraestrutura foi presidida pelo senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre. Ele levou aos convidados uma série de perguntas feitas por cidadãos, que usaram os canais do Alô Senado, como o telefone: 0800-612211 ou a Internet, no endereço eletrônico: www.senado.gov.br
10/06/2013, 08h46 - ATUALIZADO EM 10/06/2013, 08h46
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00