Especialistas defendem investimento na exploração de minerais estratégicos — Rádio Senado

Especialistas defendem investimento na exploração de minerais estratégicos

LOC: O BRASIL PRECISA INVESTIR NA INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS PARA BENEFICIAR OS MINERAIS ESTRATÉGICOS.  

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NESTA QUINTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O governo vai encaminhar ao Congresso um projeto de lei e não mais uma Medida Provisória sobre um novo marco regulatório para a mineração no País. A informação foi dada no início da audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia e da subcomissão temporária encarregada de elaborar um projeto para o marco regulatório das terras raras. Segundo os senadores, o anúncio significa que a proposta poderá ser analisada com mais cuidado pelo Congresso. Durante a audiência pública, os expositores reforçaram a necessidade de o Brasil investir recursos em pesquisa, e de os subsídios da exploração dos minerais considerados estratégicos sejam complementados pelo beneficiamento industrial e por empresas de tecnologia de ponta. O representante da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e Serviço Geológico do Brasil – CPRM, acredita que as reservas minerais brasileiras são suficientes para fomentar a indústria. 

(Francisco Silveira) O Brasil não tem problema de matéria prima de terras raras nos temos problema de industria. 

(REPÓRTER) Para os especialistas, um dos modelos que o Brasil pode adotar é o chinês que facilitou a instalação das indústrias ligadas à exploração dos metais estratégicos no país. O senador Aníbal Diniz, do PT do Acre e presidente da subcomissão que elabora a proposta de marco regulatório, elogiou a iniciativa do senador Luiz Henrique do PMDB de Santa Catarina, que insistiu para que o tema fosse integrado à pauta da CCT. 

(Aníbal Diniz) Não era só eu que era ignorante sobre o assunto acho que a maioria dos senadores dessa casa, o senhor trouxe o tema A baila e a cada audiência a gente se sente instigado a se inteirar do assunto a trazer uma contribuição significativa.

(REPÓRTER) A subcomissão encarregada de elaborar o projeto de marco regulatório de terras raras ainda vai ouvir especialistas em mais duas audiências públicas, marcadas para os dias 27 de junho e 11 de julho.
06/06/2013, 02h40 - ATUALIZADO EM 06/06/2013, 02h40
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00