Comissão vai debater reabertura da estrada que liga Manaus a Porto Velho — Rádio Senado

Comissão vai debater reabertura da estrada que liga Manaus a Porto Velho

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA VAI DEBATER NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA A REABERTURA DA ESTRADA QUE LIGA MANAUS A PORTO VELHO. 

LOC: DE ACORDO COM O VICE-PRESIDENTE DO COLEGIADO, A FALTA DA BR-319 IMPEDE O TRANSPORTE DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DE RONDÔNIA, QUE ABASTECE O AMAZONAS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Os senadores da Comissão de Agricultura aprovaram pedido para uma audiência pública sobre a reconstrução da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus. Segundo o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, apesar de fazer parte do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal, as obras esbarraram em entraves ambientais, que ele quer esclarecer. 

(Acir Gurgacz) Por conta da paralisação, que se arrasta desde 2009, de uma obra estratégica para a região norte, que é a restauração da BR 319, que liga Manaus a Porto Velho. Uma rodovia importante para o transporte da produção agropecuária do estado de Rondônia. Rondônia alimenta a população do Amazonas. O foco da produção do Amazonas é a Zona Franca de Manaus, é a indústria. 

(Repórter) Gurgacz, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura, sugeriu que participem do debate representantes do DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, da Universidade Federal da Amazônia, do Ibama e do sistema Fecomércio da Amazônia Legal. Ele disse que a questão é urgente porque além da dificuldade de escoamento da produção, a ausência da rodovia prejudica a população das cidades que ficam à beira da estrada. 

(Acir Gurgacz2) Há vilas ao longo da BR que essas pessoas estão passando fome. Cidades como Castanho, como Humaitá, até essa ligação que é chamada o meião da 319. Passam necessidades. Não tem energia elétrica, não tem comunicação, não tem estrada. Falta comida porque não tem estrada. 

(Repórter) O foco da audiência serão o estado atual da BR 319, as dificuldades no licenciamento ambiental e a programação de obras. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso. 

LOC: A COMISSÃO APROVOU TAMBÉM REQUERIMENTOS PARA UMA AUDIÊNCIA SOBRE MUDANÇAS NO SEGURO AGRÍCOLA NO PAÍS; E PARA OS SENADORES PARTICIPAREM DE DEBATE NO DIA 9 DE AGOSTO, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL, SOBRE SOLUÇÕES PARA O ENDIVIDAMENTO DOS AGRICULTORES DA REGIÃO.
06/06/2013, 01h28 - ATUALIZADO EM 06/06/2013, 01h28
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00