Bancos federais poderão perdoar ou renegociar dívidas de agricultores — Rádio Senado

Bancos federais poderão perdoar ou renegociar dívidas de agricultores

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS QUER AUTORIZAR OS BANCOS FEDERAIS A PERDOAR OU RENEGOCIAR DÍVIDAS DE AGRICULTORES DO NORDESTE CONTRAÍDAS ATÉ 2001. 

LOC: PROPOSTA NESSE SENTIDO FOI APROVADA E SEGUE AFORA PARA ANÁLISE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A iniciativa autoriza o perdão de dívidas de até 35 mil reais e a renegociação acima desse valor, até 100 mil reais, com descontos que podem chegar a 85%. Dívidas superiores a 100 mil reais ganhariam um prazo de até 20 anos para serem pagas. O relator do projeto de lei, o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, diz que é preciso reconhecer que a capacidade de pagamento dos produtores rurais do semi-árido nordestino encontra-se destruída. 

(ALOYSIO): As plantações estão perdidas, tanto as lavouras perenes quanto as lavouras temporárias. As ossadas dos rebanhos estão depositadas por toda parte e se acumulam até nas margens das estradas, sob o olhar perdido de desafortunados proprietários rurais, de todos os portes. A seca avassaladora, sem precedentes nas últimas décadas, não discrimina entre mini, pequenos ou grandes produtores. 

(REP): O projeto que autoriza as instituições financeiras federais a perdoar dívidas contraídas na área de atuação da Sudene até 2001 foi apresentado pelo senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba.
04/06/2013, 01h03 - ATUALIZADO EM 04/06/2013, 01h03
Duração de áudio: 01:15
Ao vivo
00:0000:00