Senado aprova criação de três universidades no país — Rádio Senado

Senado aprova criação de três universidades no país

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU A CRIAÇÃO DE TRÊS UNIVERSIDADES NO PAÍS.

LOC: AS NOVAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SERÃO INSTALADAS NO PARÁ, BAHIA E CEARÁ. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) As três universidades federais têm por objetivo levar o ensino público superior para o interior do país, além da pesquisa e extensão universitária. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA terá pólos nas cidades de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. A sede será em Marabá. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB paraense, elogiou o Senado por ter aprovado a criação da universidade em apenas um dia.
 
(Flexa Ribeiro) Uma resposta rápida e ágil de um Senado comprometido com a melhoria das oportunidades de educação em nosso país. Esta é uma conquista de todos os paraenses.
 
(Repórter) Já a Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB será sediada na cidade de Barreiras. E o senador Walter Pinheiro, do PT baiano, explicou que haverá campi nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.
 
(Walter Pinheiro) Essa universidade já nasce com diversos campi. Portanto, o motivo dessa urgência é para que a UFBA, que incuba a criação dessa universidade, possa ter tempo suficiente para que em 2014 o povo do oeste baiano tenha a oportunidade de ingresso no ensino público federal.
 
(Repórter) E a Universidade Federal do Cariri - UFCA vai funcionar em Juazeiro do Norte, com núcleos regionais nas cidades de Barbalho, Crato, Icó e Brejo Santo. O senador Inácio Arruda, do PCdoB cearense, afirmou que essa nova universidade vai beneficiar também estudantes de outros estados nordestinos.
 
(Inácio Arruda) Essa conquista que é do Ceará, mas quero dizer que com grande impacto também na Paraíba, em parte de Pernambuco e mesmo do Piauí. Porque é uma região eu abrange uma parte significativa desses quatro estados da federação. 

(Repórter) Os três projetos de lei que criam as universidades já foram encaminhados para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

29/05/2013, 06h05 - ATUALIZADO EM 29/05/2013, 06h05
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00