Senado aprova criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas Currais — Rádio Senado

Senado aprova criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas Currais

LOC: O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL MARINHO DAS ILHAS DOS CURRAIS, NO ESTADO DO PARANÁ. 

LOC: A ILHA DOS CURRAIS FICA ENTRE AS BAÍAS DE GUARATUBA EM FRENTE AO MUNICÍPIO DE PONTAL DO PARANÁ. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) As Ilhas dos Currais são costões de rochas e pedras. Pertencem à União e não são habitadas por pessoas. Em compensação, a ilha abriga mais de oito mil aves e uma fauna marinha muito variada. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, argumenta que a transformação das ilhas, que estão no litoral do estado do Paraná, em parque nacional marinho assegura a proteção daquele ecossistema. 

(Cristovam Buarque) Uma vez que a criação dessa unidade permitirá aliar a preservação de um recurso de fauna ímpar também às práticas de mergulho e de visitação, desde que restritas a determinadas áreas, sob o controle de um incremento do turismo ecológico na região. 

(Repórter) Atualmente, há no Brasil outros dois parques nacionais semelhantes. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia, e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O projeto seguiu para a sanção presidencial.
21/05/2013, 05h57 - ATUALIZADO EM 21/05/2013, 05h57
Duração de áudio: 01:00
Ao vivo
00:0000:00