Declarações de Joaquim Barbosa não contribuem para democracia, diz Renan — Rádio Senado

Declarações de Joaquim Barbosa não contribuem para democracia, diz Renan

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO AFIRMOU QUE AS CRÍTICAS DO PRESIDENTE DO SUPREMO NÃO CONTRIBUEM PARA A DEMOCRACIA.  

LOC: OS SENADORES MINIMIZARAM DECLARAÇÕES CONTRA O CONGRESSO NACIONAL E OS PARTIDOS POLÍTICOS. A REPORTAGEM DA HERICA CHRISTIAN.  

TÉC: O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, voltou a tecer críticas contra o Congresso Nacional. Em uma palestra para estudantes em uma faculdade de Brasília, ele acusou o Legislativo de ser subalterno ao Executivo e afirmou que existem partidos de mentirinha que não representam a população. Em resposta, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, lamentou o tom das declarações de Joaquim Barbosa ao destacar que essa postura do presidente do Judiciário compromete a harmonia entre os Poderes.  

(RenanSTF) Com certeza não falou ali o chefe do Poder. É provável que tenha falado o professor. Fica muito difícil nestas horas saber se é o chefe do Poder ou se é o professor. De todo modo, a declaração não colabora com o fortalecimento das instituições. 

REP: O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, não acredita que as declarações provoquem uma crise institucional. Mas ponderou que o recado foi para os partidos da base aliada. 

(Aloysio) O meu partido é de verdade, o PSDB é um partido forte, que governa com os seus governadores mais de 40% dos brasileiros. Aqui no Congresso quem se dobra à vontade do Executivo é a situação, não nós da oposição. Nós não dobramos. 

REP: O vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, minimizou as críticas do presidente do Supremo ao afirmar que elas são uma posição pessoal do ministro. 

(Juca) // CORTE // Estamos numa democracia, cada um tem o direito de opinar da forma como entende sobre os partidos políticos. É uma declaração a ser avaliada por cada cidadão. O ministro, como qualquer cidadão brasileiro, tem direito de avaliar os partidos políticos e dar sua opinião. Estamos numa democracia exatamente para isso. 

REP: Por meio de nota oficial, o presidente do Supremo afirmou que não teve a intenção de criticar o Congresso Nacional ao afirmar que as declarações foram feitas num ambiente acadêmico e que expressavam uma reflexão sobre o sistema de governo brasileiro.
21/05/2013, 01h01 - ATUALIZADO EM 21/05/2013, 01h01
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00