Senado homenageia a Universidade de Fortaleza pelos seus 40 anos — Rádio Senado

Senado homenageia a Universidade de Fortaleza pelos seus 40 anos

LOC: SENADO HOMENAGEIA A UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, PELOS SEUS QUARENTA ANOS. A SESSÃO SOLENE ACONTECEU NESTA SEGUNDA-FEIRA NO PLENÁRIO DA CASA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: A Unifor foi fundada em 1973 pelo empresário Edson Queiroz e hoje é uma das principais instituições de Ensino Superior do Ceará e do país. A força de seu Campus e atuação universitária foi lembrada por todos os senadores do Ceará, como Eunício Oliveira, o líder do PMDB que é formado em Economia pela instituição. 

(EUNÍCIO OLIVEIRA): Quase 80.000 formados nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. 1.200 professores compartilhando seu saber em cerca de 300 salas de aula e mais de 230 Laboratórios. Mas não é só isto, pois suas atividades extra-curriculares, programas e projetos de extensão ajudam a expandir decisivamente os horizontes espirituais dos fortalezenses, que participam dos eventos de seu Espaço Cultural e de seu Teatro. 

(REP): O também cearense, senador Inacio Arruda do PC do B, falou sobre a importância da UNIFOR para o estado e para o país. 

(INACIO ARRUDA): O ideal de Edson Queiroz se materializou nos mais de 70.000 profissionais graduados e mais de 7.000 pós-graduados pela UNIFOR. Dos 1.270 alunos iniciais, hoje cerca de 25.000 compõem a população do atual corpo discente em seus 31 cursos de Graduação. Mais de 230 laboratórios especializados, o Campus também é composto por Auditório, Sala de Vídeo, Bibliotecas, Centros de Convivência, Núcleo de Atenção Médica, Clínica Odontológica, Parques Desportivos, Teatro, Espaço Cultural, Escritório para Prática Jurídica, Empresas Juniores, TV Universitária, Escola de Ensino Infantil e Fundamental. 

(REP): O autor do pedido para a sessão de homenagem foi Jose Pimentel, do PT do Ceará, que também é o relator do "Plano Nacional de Educação" e nesta condição conclamou todos os presentes a apoiarem o movimento pela destinação do dinheiro do petróleo para o setor. 

(JOSE PIMENTEL): Sob a orientação da nossa presidenta Dilma Roussef, defendemos a vinculação dos recursos provenientes dos royalties do petróleo para alavancar o desenvolvimento da educação, desde a pré-escola até a Pós-Graduação. Posição esta em que os 3 senadores do Estado do Ceará são unânimes, para que possamos investir no mínimo 10% do Produto Interno Bruto brasileiro na educação. 

(REP): O "Plano Nacional de Educação" já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente está em análise na Comissão de Economia do Senado.
20/05/2013, 01h02 - ATUALIZADO EM 20/05/2013, 01h02
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00