Novo Portal permitirá buscas mais fáceis e rápidas — Rádio Senado

Novo Portal permitirá buscas mais fáceis e rápidas

LOC: O SENADO RESPONDE A NOVENTA E NOVE POR CENTO DOS PEDIDOS DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO.
 
LOC: O NOVO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL PERMITIRÁ BUSCAS MAIS FÁCEIS E RÁPIDAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(Repórter) No primeiro ano de vigência da Lei de Acesso à Informação, o Senado recebeu 26 mil e 80 pedidos. Desses, apenas 1% não foi respondido por impedimento da própria legislação. Segundo pesquisa do DataSenado, 53% das solicitações se referem a dados administrativos, 30% sobre matérias legislativas e 17% a temas variados. O Senado demorou 10 dias para responder aos questionamentos, metade do prazo previsto na Lei. Ao lembrar que a Casa disponibilizava os dados antes mesmo da legislação em vigor, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, reiterou que a instituição será a mais transparente do Poder Público.

(Renan Calheiros) A agilidade e a quantidade das informações prestadas falam por si só demonstrando que ao contrário do que se propala, o Senado não era uma caixa preta. Podemos concluir que os nossos canais de informação para a sociedade são verdadeiramente eficientes e ágeis. Observem bem que a despeito de críticas pontuais a partir de dados oferecidos pelo Senado, as informações estão disponíveis. Apenas 15 informações por força da lei não puderam ser disponibilizadas. 

(Repórter) Renan Calheiros anunciou que está no ar o novo Portal da Transparência e Controle Social do Senado. Em comparação ao antigo, o atual é mais fácil de ser acessado com opções de busca segundo os assuntos mais procurados, como solicitação de informação e dados abertos. O segundo vice-presidente do Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, ressaltou que dados sobre contratos e despesas do Senado e dos senadores também já estão disponíveis.

(Romero Jucá) Cada movimento do Senado será pela transparência, pela publicização dos fatos, pela modernização da Casa, pela relação ampliada com a sociedade. Esse é o preceito da atual gestão da Casa.
 
(Repórter) A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, ressaltou que, em breve, todas as informações estarão automaticamente disponíveis para evitar que o internauta tenha que aguardar uma resposta oficial.

(Doris Peixoto) Quanto mais informações ordenadas, claras e objetivas, menos demandas vamos ter. 

(Repórter) O novo Portal da Transparência e Controle Social pode ser acessado no endereço http://www.senado.gov.br/transparencia
17/05/2013, 05h20 - ATUALIZADO EM 17/05/2013, 05h20
Duração de áudio: 02:39
Ao vivo
00:0000:00