Governo federal vai abrir concursos para cerca de 7 mil novos cargos — Rádio Senado

Governo federal vai abrir concursos para cerca de 7 mil novos cargos

LOC: O GOVERNO FEDERAL VAI ABRIR CONCURSOS PARA CERCA DE SETE MIL NOVOS CARGOS, PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 

LOC: A MEDIDA FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELO SENADO, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) O projeto, que já tinha sido aprovado pela Câmara, prevê a criação de 6 mil 818 cargos públicos para o Executivo. Mais da metade dessas vagas, que serão preenchidas por concurso público, se destina à ciência e tecnologia, em cargos como pesquisadores, técnicos e assistentes. Também serão contratados analistas em tecnologia da informação, engenheiros civis, administradores, contadores e economistas, entre outros. O relator da matéria, senador Gim, do PTB do Distrito Federal, rebateu a crítica de que a proposta representa inchaço da máquina pública. Ele lembrou que a criação dos cargos será gradual e que o percentual de servidores públicos na população brasileira é pequeno em relação a outros grandes países. Para Gim, a medida vai incrementar o setor que mais precisa de pessoal no governo: 

(Gim Argello) Você vai qualificar mais ainda pessoas na área da ciência e tecnologia, na área da inteligência, isso é muito, muito importante para o nosso país. E são todos servidores públicos oncursados. 

(Repórter) A Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, é um dos órgãos beneficiados e deverá oferecer 143 vagas. Outros 755 servidores devem ser contratados pelo Ministério da Saúde, inclusive geólogos e auxiliares de saneamento. A lei segue agora para a sanção presidencial.  

LOC: E DEPOIS DA APROVAÇÃO DO PROJETO, O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS, ANUNCIOU QUE O SENADO VOLTA A SE REUNIR EM SESSÃO DELIBERATIVA NO FINAL DA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA.  

LOC: O OBJETIVO É ANALISAR A EMEPÊ DOS PORTOS, QUE AINDA ESTÁ EM VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E QUE TEM ATÉ A MEIA-NOITE DESTA QUINTA PARA SER APROVADA ANTES DE PERDER A VALIDADE.
15/05/2013, 07h57 - ATUALIZADO EM 15/05/2013, 07h57
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00