Estudantes de Paulista (PB) são homenageados na Comissão de Educação — Rádio Senado

Estudantes de Paulista (PB) são homenageados na Comissão de Educação

LOC. A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO HOMENAGEOU OS ESTUDANTES DA PEQUENA CIDADE PAULISTA, NA PARAÍBA.
 
LOC: OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE FORAM DESTAQUE NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.

(Repórter) Usar atividades rotineiras para despertar nos alunos o gosto pela matemática. Esta é uma das receitas da professora Joanilda Alves Ferreira, da pequena Paulista, município paraibano de 12 mil habitantes, considerado um dos destaques da Olimpíada de Matemática das escolas públicas de 2012. Os alunos da professora Joanilda competiram com vinte milhões de estudantes de todo o país e levaram para a Escola Municipal Candido de Assis Queiroga quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, além de seis menções honrosas. Joanilda conta o que motivou as suas técnicas de ensino.
 
(Joanilda Alves Ferreira) Eu sofria muito quando eu chegava na sala de aula que eu ouvia do aluno repudiando a aula porque era de matemática e eu dizia pra mim mesma que eu preciso mudar isso, eu preciso mostrar pra esses alunos o que de bom essa disciplina pode trazer pra eles. 

(Repórter) Entre as técnicas que a professora usa para cativar os alunos estão situações práticas, como uma visita à feira, a pizzaria ou ao posto de gasolina, para aprender noções de grandeza, proporção e frações. O senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, foi um dos autores do requerimento para a audiência publica para homenagear o desempenho da professora.
 
(Vital do Rêgo) E a perfeição e estar nessa emoção. Recebendo menino paraibanos, medalhistas paraibanos acompanhados dessa sacerdotisa, a professora.
 
(Repórter) O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, lembrou que a vitória dos alunos de Paulista na olimpíada significa superação e esperança.
 
(Cícero Lucena) Quem conseguia escapar da mortalidade infantil estava pronto e preparado pra enfrentar O mundo e agora graças a Deus esse jovens aqui reconhecidos fruto do esforço seu, Joanilda, e de outros que estejam te ajudando são a demonstração clara de que podemos renovar a nossa esperança e nossa confiança num amanhã melhor.
 
(Repórter) Cerca de 47 mil escolas públicas brasileiras se inscreveram para a Obmep de 2012. Podem participar da competição estudantes do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.
15/05/2013, 01h55 - ATUALIZADO EM 15/05/2013, 01h55
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00