Senado homenageia a Companhia Hidroelétrica do São Francisco — Rádio Senado

Senado homenageia a Companhia Hidroelétrica do São Francisco

LOC: O SENADO HOMENAGEOU NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA A COMPANHIA HIDROELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO. 

LOC: A EMPRESA COMPLETOU 65 ANOS EM MARÇO. CONFIRA COMO FOI A SESSÃO NA REPORTAGEM DE ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Criada em 15 de março de 1948, a Chesf, Companhia Hidroelétrica do São Francisco, hoje conta com 14 usinas e mais de 18 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia, que interliga os estados do Nordeste e une a região aos sistemas do Norte, Sudeste e Centro-Oeste. O presidente da companhia, João Bosco de Almeida, anunciou que os planos para os próximos 30 anos são expandir ainda mais essa rede, além de buscar novas fontes de eletricidade como energia eólica e solar, para garantir melhor qualidade e menores preços. 

(João Bosco de Almeida) A Chesf continuará produzindo e transmitindo a energia gerada no Velho Chico e no Parnaíba, desta vez cobrando da sociedade módicas tarifas para operação e manutenção. 66% de toda a energia utilizada pelo governo para reduzir as tarifas de energia elétrica de todo o Brasil está sendo gerada e entregue pela Chesf. Devemos nos orgulhar disto. É o Nordeste ajudando o Brasil. 

(Repórter) O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse que 99,8% do País já está coberto pela rede de energia, e que até o ano que vem espera atingir todo o território. 

(José da Costa Carvalho Neto) Nós temos hoje, então, um sistema confiável, um sistema com qualidade, o primeiro sistema público que, praticamente, atinge a universalidade no atendimento a todos os brasileiros. Até o fim de 2014, nós esperamos ter 100% de todos brasileiros atendidos e pelo mesmo sistema interligado. Agora, com a redução de praticamente 20%, colocando, então, essa infraestrutura, energia elétrica como um vetor importante para o desenvolvimento do Nordeste e para o desenvolvimento do Brasil. 

(Repórter) A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, que pediu a homenagem, destacou a importância da Chesf e do Rio São Francisco para toda a população do Nordeste. 

(Lídice da Mata) Nós nordestinos conhecemos bem a importância que pode ter um rio na vida de um povo. No nosso caso, esse rio tem nome de gente simples, tem nome de santo, chama-se Francisco. Nós nordestinos conhecemos bem a importância deste rio. As usinas de energia da Chesf têm muita história para contar. Cada obra surgiu para produzir desenvolvimento. As 14 hidrelétricas ganham vida diária, seja pela mão que acende um simples interruptor, seja pelos empregos gerados nas fábricas, hospitais, shoppings e outros empreendimentos movidos pela eletricidade que a Chesf produz. 

(Repórter) O pedido para a sessão especial também foi assinado pelo senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe.
13/05/2013, 01h10 - ATUALIZADO EM 13/05/2013, 01h10
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00