CRA debate impactos da praga "ferrugem asiática" nas plantações de soja — Rádio Senado

CRA debate impactos da praga "ferrugem asiática" nas plantações de soja

LOC: A PRAGA DA FERRUGEM ASIÁTICA NAS PLANTAÇÕES DE SOJA JÁ CAUSOU UM PREJUÍZO DE APROXIMADAMENTE 40 BILHÕES DE REAIS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. 

LOC: OS IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DESTA DOENÇA NAS LAVOURAS FORAM DISCUTIDOS COM ESPECIALISTAS, AUTORIDADES E PRODUTORES EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: A ferrugem asiática é considerada uma das maiores ameaças às plantações de soja e já causou um prejuízo de aproximadamente 40 bilhões de reais nos últimos dez anos, levando em conta as despesas dos produtores com os agrotóxicos e com as perdas nas plantações. Para discutir os impactos sociais e econômicos desta praga e buscar maneiras de combater a doença, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária se reuniu com especialistas, produtores e autoridades. O autor do pedido, senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, que é o maior produtor mundial de soja, lamentou o aumento de focos da doença no país. E explicou que o Brasil só permite a venda de um tipo de veneno contra o fungo que causa a ferrugem asiática. O problema, segundo ele, é que, depois de muitos anos de uso, o remédio já não funciona, o que acaba prejudicando toda a cadeia produtiva. 

(Maggi) Hoje, o fungo viciou, se acostumou com ele, virou biotônico fontoura para ele. É um problema, porque os produtores gastam muito dinheiro com isso, as empresas que fabricam estão temerosas também, pois elas começam a sofrer ações na justiça, porque vendem para um determinado tipo de combate e não acontece e o prejudicado vai querer cobrar. 

(REPÓRTER) Os produtores lembraram que países da Europa e os Estados Unidos trabalham com novos produtos para combater a doença. E criticaram o tempo de espera considerado excessivo para a liberação de novos defensivos. A gerente-geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ana Vekic, disse que a principal preocupação é proteger a saúde da população. 

(Ana) Na medida que a gente é o maior consumidor de agrotóxico do mundo, a gente precisa ter também conhecimento e disponibilizar produtos com segurança para a população. Produtos para combater fungos, combater insetos, nunca vão ser inócuos. Então, a gente precisa se assegurar o máximo possível. 

(REPÓRTER) Na safra de 2012/213, já foram identificados mais de 350 casos de ferrugem asiática em plantações de soja dos principais estados produtores, como Goiás, Mato Grosso, Paraná e Rio grande do Sul.
09/05/2013, 01h35 - ATUALIZADO EM 09/05/2013, 01h35
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00