Senadores comentam condução do governo no controle da inflação — Rádio Senado

Senadores comentam condução do governo no controle da inflação

LOC: O LÍDER DO PSDB, SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA, CRITICOU A CONDUÇÃO DO GOVERNO NO CONTROLE DA INFLAÇÃO.
 
LOC: O LÍDER DO GOVERNO, NO ENTANTO, CONSIDERA A POLÍTICA ECONÔMICA ACERTADA. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO:
 
(Repórter) Ao comentar o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em cadeia nacional, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, disse que o governo está perdido no que se refere ao controle da inflação. Isso porque, enquanto a presidente diz que os preços estão sob controle, o ministro do Desenvolvimento admitiu que o patamar atual, de 6%, é normal.

(Aloysio Nunes Ferreira) O governo, diante da inflação, dá sinais contraditórios e dá ideia da barata tonta: vai para cá, vai para lá, não sabe o que fazer. Um dos ministros mais próximos à presidente Dilma, o ministro Fernando Pimentel, faz uma afirmação curiosa de que o nosso padrão de inflação é de 5% a 6% ao ano. Espantoso! É mais alto do que todos os países desenvolvidos; os países emergentes.

(Repórter) Para o senador, o índice de inflação como está não é compatível com o nível de crescimento que o Brasil precisa. Ele criticou ainda as medidas do governo como desonerar setores produtivos, que promovem o aumento do consumo, mas não investimentos em infraestrutura. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, rebateu as críticas, dizendo que apesar da crise internacional, o País tem conseguido segurar a inflação e ainda gerar empregos.
 
(Eduardo Braga) Temos mantido uma inflação baixa, temos mantido o crescimento de renda do nosso povo, temos mantido um alto índice de emprego diante do cenário de crise internacional, diante do cenário de desemprego existente na Europa, e nós estamos mesmo assim mantendo uma política de inflação controlada.
 
(Repórter) Aloysio Nunes disse também que o governo se contradiz quando anuncia a unificação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em debate na Comissão de Assuntos Econômicos, mas já admite três alíquotas diferentes para o imposto, perpetuando a guerra fiscal.
03/05/2013, 05h05 - ATUALIZADO EM 03/05/2013, 05h05
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00