CRE vai a Brasiléia, no Acre, acompanhar situação de haitianos — Rádio Senado

CRE vai a Brasiléia, no Acre, acompanhar situação de haitianos

LOC: CONFIRMADO: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO VAI PARA BRASILEIA, NO ACRE, NO DIA 13 DE MAIO.  

LOC: O OBJETIVO É ACOMPANHAR AS MEDIDAS SOBRE A VINDA DE HAITIANOS E REUNIR-SE COM AUTORIDADES DO BRASIL, DO EQUADOR E DO PERU. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, confirmou para o dia 13 a ida do colegiado para Brasiléia, no interior do Acre. A pequena cidade ficou conhecida em todo o país depois que virou a principal porta de entrada para milhares de haitianos fugindo da miséria. Cerca de 1.000 deles continuam abrigados, e pelos números do próprio Governo mais de 10.000 já entraram no Brasil de maneira ilegal. E é justamente esta a grande preocupação da Comissão. No Acre os senadores vão se reunir com autoridades dos governos Estadual e Federal, da prefeitura de Brasiléia, além de visitar o campo de refugiados. Também estão no roteiro reuniões com as autoridades de fronteira do Peru e do Equador, por onde entram os haitianos. Para conter a imigração ilegal, o Governo resolveu suspender a política de limite de Vistos pra quem vem do Haiti. As conseqüências desta decisão também passam a ser uma das prioridades da Comissão, como revela Ferraço. 

(RICARDO FERRAÇO): O Brasil, pela importância que exerce na região, tem que fazer isso mesmo. Por isso nós estamos indo ao Acre no próximo dia 13 para fazer uma visita in loco, pra podermos identificar a forma que isto está se dando. Evidentemente que esta liberação não pode implicar na ausência de uma disciplina, então nós vamos continuar acompanhando pari passu todo esse movimento.

(REPÓRTER): O Governo decidiu que todos os abrigados em Brasileira serão regularizados, processo este que já foi iniciado. Segundo dados da Força-Tarefa, em apenas um dia 50 novos refugiados chegaram ao local.
30/04/2013, 11h54 - ATUALIZADO EM 30/04/2013, 11h54
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00