Projeto exige do governo medidas para evitar avanço da obesidade infantil — Rádio Senado

Projeto exige do governo medidas para evitar avanço da obesidade infantil

LOC: SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE, UMA EM CADA TRÊS CRIANÇAS E DOIS EM CADA DEZ ADOLESCENTES BRASILEIROS ESTÃO ACIMA DO PESO. 

LOC: UM PROJETO APROVADO NA CDH NESTA QUINTA-FEIRA EXIGE QUE O GOVERNO TOME AÇÕES PARA EVITAR O AVANÇO DO EXCESSO DE PESO ENTRE AS CRIANÇAS BRASILEIRAS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O senador Gim, do PTB do Distrito Federal, apresentou um projeto que acrescenta ao texto do Estatuto da Criança e do Adolescente a obrigação de o poder público promover ações que ajudem a reduzir o consumo de alimentos e bebidas com teores elevados de gordura saturada, gordura trans, sódio e açúcar. A relatora, senadora Angela Portela, do PT de Roraima, explicou que a proposta serve de alerta para que a sociedade brasileira busque formas de garantir hábitos de alimentação saudáveis para frear o avanço do excesso entre jovens e crianças. 

(Angela Portela)  é uma realidade hoje, Os dados estatísticos comprovam no mundo inteiro a tendência ao crescimento da obesidade nessa faixa etária. Há essa necessidade extrema do estado brasileiro iniciar ações concretas no sentido de deter a obesidade entre nossas crianças e adolescentes. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, elogiou a iniciativa. Ele destacou que a obesidade aumenta as chances de crianças e adolescentes desenvolverem doenças sérias, como hipertensão e diabetes. 

(Paulo Paim)  o projeto do senador Gim Argelo que pra combater essa verdadeira epidemia que é a obesidade. Nós sabemos que o numero de doenças que são resultado do não controle de uma alimentação adequada, como diabetes, pressão e tantas outras. 

(Repórter) Pela proposição, o governo fica obrigado a restringir a propaganda específica para crianças de alimentos não saudáveis, exigir que os fabricantes ofereçam informações nutricionais mais detalhadas nos rótulos e embalagens dos alimentos e restrição da oferta de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sódio na alimentação escolar. Com a aprovação da CDH, a matéria segue agora para análise da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
25/04/2013, 12h57 - ATUALIZADO EM 25/04/2013, 12h57
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00